a) Aplicar a regra do 3R
Reduzir, Reutilizar e Reciclar: Consiste em uma estratégia de gerenciamento de produtos e não em uma adaptação às mudanças climáticas.
Hoje em dia temos o conceito de 5R - (incluindo Recusar o consumo de produtos que causem impacto ambiental e Repensar o consumo)
Observa-se que principalmente a reutilização e a reciclagem envolvem a atualmente parte considerável da cadeia de produção fornecendo elementos de logística para que sejam viáveis tais procedimentos. Sendo assim, não refletem uma adaptação em relação à mudança climática, mas sim a diminuição da quantidade de rejeito despejado em aterros sanitários.
b) Recuperar as florestas danificadas
De acordo com o Painel Intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC) . Adaptação se refere aos ajustes em sistemas naturais ou humanos em resposta a estímulos, ou seus efeitos, e que moderam danos ou exploram oportunidades. Na recuperação de floresta, há uma ação efetiva realizada pelo homem que leva a uma adaptação tanto a flora e da fauna locais e que podem afetar positivamente o clima da região beneficiada, por isso temos o gabarito.
c) Incentivar o mercado de emissões de CO2.
O CO2 é um dos gases poluentes da atmosfera, portanto essa estratégia está incorreta.
d) Promover o transporte público sustentável.
De acordo com o Painel Intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC), a mitigação refere-se à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para evitar ou reduzir a incidência da mudança do clima, por isso essa estratégia está ligada à mitigação e não a adaptação.
e) Melhorar a eficiência energética dos combustíveis fósseis
Embora seja uma estratégia positiva, a sustentabilidade prega o uso de energias limpas e renováveis como um dos objetivos do desenvolvimento sustentável, além disso está ligada à Mitigação e não à Adaptação.
Para entender melhor: Enquanto ações de mitigação atuam no sentido de reduzir o risco climático pela redução do perigo (no caso, redução de emissões de GEE que reduz a probabilidade de ocorrência de evento climático extremo), as ações de adaptação têm a possibilidade de influenciar o risco por meio da redução da vulnerabilidade e/ou exposição dos sistemas.
Gabarito: B
Segue no IG
@arquitetamanuprado