SóProvas


ID
5269666
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Lindóia do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o COREN-SP, erro de medicação é definido como um evento evitável, ocorrido em qualquer fase da terapia medicamentosa, que pode ou não causar danos ao paciente. Considerando a descrição anterior, analise o excerto abaixo:
“Prescrição de cloridrato de cefepime 1g a cada 8 horas. Não estava descrita a via de administração do medicamento.”

Claramente, entende-se que se trata de:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre erro de medicação.

    Claramente, entende-se que se trata de: Prescrição incompleta (letra C), pois não estava descrita todas as informações necessárias para realização do mesmo, como a via de administração do medicamento. Para uma prescrição estar completa necessita ter: Nome do paciente, indicação, nome do medicamento, dosagem, quantidade necessária, vida de administração e forma de uso.


    A)
    Incorreto. Prescrição ilegível é aquela em que a letra do profissional não está compreensível e por esse motivo, pode causar erro.

    B) Incorreto. Prescrição ilegal é aquela realizada por pessoa ou profissional que não tem responsabilidade legal por prescrever tratamentos.

    C) Correto.

    D) Incorreto. Prescrição incorreta da forma de apresentação do medicamento é aquela que descreve que o comprimido deve ser ingerido, mas, por exemplo, a medicação é liquida.


    E)
    Incorreto. Prescrição incorreta da via de administração do medicamento é aquela em que esta descrito que o medicamento deve ser feito por via oral, mas, por exemplo,  o paciente não deglute.

    Resposta do Professor: C.