SóProvas


ID
5269768
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre as estatinas, fármacos utilizados no tratamento das dislipidemias, é correto afirmar:

  1. I) A incidência de miopatia associada às estatinas é baixa (cerca de 0,001%), sendo que o risco de miopatia e de rabdomiólise não tem relação com as concentrações plasmáticas de estatinas.

  2. II) A síntese hepática de colesterol é máxima entre meia-noite e 2 h da manhã. Por conseguinte, as estatinas com meias-vidas de 4 h ou menos (todas, exceto atorvastatina e a rosuvastatina) devem ser tomadas à noite.

  3. III) A dose inicial aprovada de sinvastatina para a maioria dos pacientes é de 20 mg ao deitar, a não ser que a redução necessária do LDL-colesterol ultrapasse 45% ou o paciente seja de prevenção secundária de alto risco, quando se indica uma dose inicial de 40 mg. A dose máxima é de 80 mg, e o fármaco deve ser tomado ao deitar.

Alternativas
Comentários
  • Inibidores da HMG-CoA redutase (estatinas) - o risco de miopatia/rabdomiólise está relacionado à dose.

  • A mialgia é definida como envolvimento muscular variando desde fraqueza de apenas um seguimento até acometimento generalizado. Na maioria dos casos, no início, não há elevação da CPK (2,7,16). A incidência de mialgias em estudos com estatinas é de 2 a 11%, geralmente com caráter benigno. Em grupos tratados com placebo ou sinvastatina, a elevação de CPK ocorreu em cerca de 30%, sem diferença entre os grupos (2,14,15,19). Nos pacientes em uso de estatina, a mialgia foi resolvida quando a droga foi descontinuada (2,15,17,19)