SóProvas


ID
526984
Banca
FAPEU
Órgão
TRE-SC
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

I - A aplicação de penalidades previstas na Lei 8429, de 02/06/92, afasta as sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, evitando-se dupla cominação pelo mesmo fato.

II - Para tomarem posse, os agentes públicos devem apresentar declaração dos seus bens e valores, a ser arquivada no setor de pessoal competente.

III - Os acusados na ação de improbidade movida pelo Ministério Público serão beneficiados com o encerramento do feito, mediante o pagamento integral do prejuízo causado ao erário.

IV - Ato de improbidade deve ser entendido como toda conduta atentatória à legalidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) são cumulativas entre si
  • O simples fato de o servidor ressarcir o Erário não é suficinte para inocentá-lo no Processo Civil, pois se suas ações forem configuradas como ílicito penal estará sujeito às sanções inerentes a esse ramo do Direito, fato que torna o ítem III incorreto.
  • Letra A

    I - As sansões poderão cumular-se devido a independência entre elas, sem que isso se caracteriza bis in idem;

    II - Certo

    III - De forma alguma, pois o pagamento dos prejuízos está adstrito à esfera cível, podendo, a depender do caso, haver outras penalidades no curso da ação;

    IV - Improbidade administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração, cometido por agente público, durante o exercício de função pública ou decorrente desta. É aquele impregnado de desonestidade e deslealdade, ou seja, não só o ato que atente contra a legalidade.
  • Atenta a moralidade.

  • I - Art. 12. INDEPENDENTEMENTE das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas ISOLADA ou CUMULATIVAMENTE, DE ACORDO COM A GRAVIDADE DO FATO(...)


    II - Art. 13. A POSSE e o EXERCÍCIO de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

     

    IV - Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer AÇÃO ou OMISSÃO que viole os deveres de:
    1 - Honestidade,
    2 - Imparcialidade,
    3 - Legalidade, e
    4 - Lealdade
    Às instituições, e notadamente: (...)

     

    GABARITO -> [A]