SóProvas


ID
5270038
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O método de conservação dos alimentos pelo uso do calor onde o aquecimento é descontínuo para a eliminação de bactérias esporulantes. O produto é submetido ao tratamento térmico e em seguida refrigerado e, depois de 24 horas a operação é repetida, o número de aquecimento é variável e de no mínimo 3 vezes, preserva consideravelmente as características organolépticas do produto é o(a):

Alternativas
Comentários
  • O método de conservação dos alimentos pelo uso do calor onde o aquecimento é descontínuo para a eliminação de bactérias esporulantes. O produto é submetido ao tratamento térmico e em seguida refrigerado e, depois de 24 horas a operação é repetida, o número de aquecimento é variável e de no mínimo 3 vezes, preserva consideravelmente as características organolépticas do produto é o(a):

    Tindalização. É UM DOS TIPOS DE ESTERILIZAÇÃO

    • Tindalização: Procedimento: aquecimento descontínuo à temperatura de 60 a 90°C por alguns minutos, em recipiente fechado, seguido de resfriamento (12 a 24 horas). Tratamento térmico repetido de 3 a 12 vezes até a destruição completa de todos os microrganismos.

    1. Desvantagens: alto custo e processo demorado;
    2. Vantagens: manutenção dos nutrientes e características sensórias.

    • Branqueamento: Branqueamento é um processo de , na qual consiste na imersão do alimento em água fervente, ocorrendo o cozimento por um curto período, e em seguida esfriados imediatamente em um recipiente com GELO.

    1. Vantagens: reduz micro-organismos, promove amaciamento de tecidos.

    • Apertização: É a aplicação do processo térmico a um alimento convenientemente acondicionado em uma em‐ balagem hermética, resistente ao calor, a uma temperatura e um período de tempo cientificamente determinados, para atingir a esterilização comercial. Este processo corresponde ao aquecimento do produto já elaborado, envasado em latas, vidros, plásticos ou outros materiais e relativamente isentos de ar

    • Esterilização: A esterilização pelo calor é o tratamento no qual o alimento é aquecido a uma temperatura relativamente elevada durante períodos variados de tempo, suficientes para a destruição de microorganismos e inativação de enzimas capazes de deteriorar o produto durante o armazenamento. Este tratamento pode ser realizado por diversos processos, e tem ainda como objetivo principal a destruição dos microorganismos causadores de doenças e deterioradores, mantendo-o livre de germes nocivos à saúde do consumidor.

    • Secagem: A secagem convencional por ar aquecido é realiza‐ da em secadores cujo sistema baseia-se na circulação de ar aquecido, combinando, dessa forma, transferência de calor (aquecimento do produto) e de massa (remoção da umidade). Este método, porém, causa alterações in‐ desejáveis para os alimentos principalmente o endure‐ cimento da parte externa do mesmo, o que é percebido pelo consumidor e que causa o desprezo do mesmo pelo produto.