SóProvas


ID
5272687
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Analise as situações respeitantes ao emprego dos pronomes de tratamento nas Redações Oficiais e, em seguida coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, sabendo que se pode asseverar que esses termos:


( ) Auxiliam na padronização dos textos oficiais, quando usados adequadamente.

( ) Mesmo sendo de segunda pessoa, os verbos e os outros pronomes empregados em relação a eles devem ficar em terceira pessoa para precisar a concordância.

( ) São usados indiscriminadamente sem nenhuma recomendação específica.

( ) Seguem regras específicas, diferentes das adotadas pela gramática normativa.


Marque a alternativa que preenche a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C (V, V, F e F).

    (V) Auxiliam na padronização dos textos oficiais, quando usados adequadamente.

    Justificativa: Como possuem regras padronizadas e são obrigatórios às redações oficiais, consequentemente se tornam uma característica do gênero.

    (V) Mesmo sendo de segunda pessoa, os verbos e os outros pronomes empregados em relação a eles devem ficar em terceira pessoa para precisar a concordância.

    Justificativa: A concordância dos pronomes de tratamento SEMPRE serão em terceira pessoa.

    (F) São usados indiscriminadamente sem nenhuma recomendação específica.

    Justificativa: Sendo a primeira assertiva verdadeira, essa dispensa explicações.

    (F) Seguem regras específicas, diferentes das adotadas pela gramática normativa.

    Justificativa: Olha, na verdade, fiquei na dúvida quanto a essa assertiva, mas optei por marcar como falsa seguindo a lógica geral expressa nos textos do Manual de Redação da Presidência da República. Contudo, cabe discussão.

    Algumas das regras expressas no Manual não possuem uma base teórica normativa, sendo pautadas por puro convencionalismo. Por exemplo o uso do "Sua Excelência" para todos os cargos, menos para "Outros postos militares". Isso não é uma colocação gramatical, e sim uma convenção do próprio Manual. Inclusive, percebe-se o mesmo problema no que tange o uso do "Vossa Excelência, veja o que diz o Manual em sua página 27:

    "Os exemplos acima são meramente exemplificativos. A profusão de normas estabelecendo hipóteses de tratamento por meio do pronome “Vossa Excelência” para categorias especificas tornou inviável arrolar todas as hipóteses."

    Perceba que o próprio Manual reconhece a falta de normas para a profusão de tal uso para todos os cargos.

    Fiquem na paz! (:

  • ( ) Seguem regras específicas, diferentes das adotadas pela gramática normativa.

    Só o fato de os pronomes de tratamento estarem em segunda pessoa, mas concordarem como se fosse em terceira pessoa já derruba essa alternativa.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca da função dos pronomes de tratamento na redação oficial.


    (V) Conforme determina o atributo da formalidade e padronização, a digitação sem erros, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização. Assim, tendo em vista que papéis uniformes refere-se ao emprego dos pronomes, esta afirmativa é correta.
    (V)  De acordo com o Manual de Redação, os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa. Dessa forma, constatamos que esta afirmativa é correta.
    (F) Os pronomes de tratamento devem ser usados de acordo com as regras determinadas pelo Manual de Redação. Por exemplo, o pronome Sua Excelência só deve ser utilizado para fazer referência a alguma autoridade (indiretamente); já os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor. Desse modo, identificamos que esta afirmativa é incorreta.
    (F) Os pronomes de tratamento seguem regras, entretanto, algumas delas são estabelecidas apenas pelo Manual de Redação (por exemplo, a que está mencionada na segunda afirmativa desta questão), mas outras também estão de acordo com o que é determinado pela gramática normativa da Língua Portuguesa. Sendo assim, verificamos que esta afirmativa é incorreta.


    Com base na análise das afirmativas, constatamos que a sequência correta é V, V, F e F e, portanto, a única alternativa que responde este item é a letra C.





    Gabarito do Professor: Letra C.


  • Gabarito: letra C.

    (V) item correto.

    (V) item correto.

    (F) item errado: um dos atributos da redação oficial é a formalidade e padronização.

    (F) item errado: outro atributo da redação oficial é o uso da norma padrão da língua portuguesa.

    (MRPR, pág. 16)