SóProvas


ID
5275849
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Tenório - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito ao processo de legitimação e institucionalização do Serviço Social no Brasil e sua relação com o surgimento das grandes instituições assistenciais, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O processo de surgimento e desenvolvimento das grandes entidades assistenciais legitima e institucionaliza o Serviço Social brasileiro, pois foi neste processo que a profissão se consolidou no mercado de trabalho sendo englobada, com os seus agentes, na esfera das estruturas institucionais.

  • No livro Capitalismo Monopolista, Netto defende que é a institucionalização do serviço social ocorreu quando os trabalhadores foram requisitados a desempenhar papéis executivos nas instituições e passaram a ser reconhecidos como profissionais assalariados (aqui reside a legitimação). Ou seja, a institucionalização está relacionada à abertura de um mercado de trabalho que impulsionou o rompimento com as ações que marcaram as protoformas da profissão.

    gabarito: D

  • gab.D

    A

    a Igreja Católica teve espaço central no processo de legitimação e institucionalização da profissão no Brasil, em virtude de as primeiras escolas de Serviço Social terem surgido atreladas ao catolicismo.

    B

    a institucionalização do Serviço Social brasileiro se vincula à qualificação do laicato da Igreja Católica, que passa a assimilar pressupostos científicos para a formação de seus agentes.

    C

    as grandes instituições assistenciais, no Brasil, se desenvolvem em um momento no qual o Serviço Social já estava legitimado na divisão social e técnica do trabalho, de forma que as referidas instituições não apresentam forte impacto sobre a legitimação e a institucionalização da profissão.

    D

    o processo de surgimento e desenvolvimento das grandes entidades assistenciais legitima e institucionaliza o Serviço Social brasileiro, pois foi neste processo que a profissão se consolidou no mercado de trabalho sendo englobada, com os seus agentes, na esfera das estruturas institucionais.

    E

    a legitimação e institucionalização do Serviço Social no Brasil ocorre durante a autocracia burguesa, momento no qual o mercado de trabalho para os (as) assistentes socais se expande.