SóProvas


ID
5275855
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Tenório - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da Renovação do Serviço Social, no que se refere à perspectiva de Intenção de Ruptura, analise as proposições a seguir coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) A emersão e consolidação da Intenção de Ruptura se dá em seminários de teorização dos quais o mais importante é o “Congresso da Virada”.

( ) As bases sócio-políticas da Intenção de Ruptura estavam postas na redemocratização e no movimento das classes exploradas e subalternas que foram derrotadas em abril de 1964.

( ) A perspectiva de Intenção de Ruptura constitui-se de três momentos: a emersão, ligada ao “Método de Belo Horizonte”, a consolidação acadêmica, que no primeiro momento apresenta fortes traços de redução epistemológica e posteriormente passa a valer-se de fontes originais e clássicas do marxismo e o espraiamento sobre a categoria profissional, que se desdobra com o acúmulo dos momentos anteriores e pelas condições postas pelo fortalecimento das forças democráticas.

( ) A Intenção de Ruptura é construída fundamentalmente em dois tempos: O método de Belo Horizonte, que construiu uma alternativa global ao conservadorismo profissional, e a reflexão produzida por Marilda Iamamoto, que sinaliza a maior idade intelectual da perspectiva de Intenção de Ruptura.

( ) A Intenção de Ruptura consolida-se como única perspectiva na década de 1990, com o Código de Ética profissional de 1993 e a Lei que regulamenta a profissão do mesmo ano.


A alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Alternativas
Comentários
  • Achei estranho o 3 ° item ser verdadeiro! O que vcs acham?
  • RESPOSTA D

    Como afirma NETTO (2011), a perspectiva da intenção de ruptura é marcada também por três fases; a emersão, a consolidação acadêmica e o espraiamento sobre a categoria profissional, tendo no método B.H a sua origem.

  • 1. A emersão da Intenção de Ruptura se deu na Universidade Católica de Minas Gerais com o Método de BH;

    5. Outras perspectivas também coexistiam nesse momento, porém não tiveram o mesmo fôlego teórico e político para se tornarem hegemônicas no Serviço Social.