SóProvas


ID
5276467
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/1990 prevê que quando o servidor, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinárias com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento.


Tendo por referência a lei supracitada e considerando a necessidade de um servidor se deslocar, a serviço e sem pernoite fora da sede, não constituindo exigência permanente do cargo, o pagamento de diária é devida em

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.112/90. Vejamos:

    Art. 58, Lei 8.112/90. O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento.

    § 1º A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.

    § 2º Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.   

    Desta forma:

    B. CERTO. 50% do valor integral.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • § 1   A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.

  • A questão exige conhecimento acerca das diárias pagas aos servidores públicos. As diárias são verbas indenizatórias, isto é, são verbas que visam a indenizar o servidor por gastos decorrentes do exercício de suas funções. Não se confundem, portanto, com verbas remuneratórias que são as que visam remunerar o trabalho realizado pelo servidor.

    As diárias estão previstas no artigo 51, II, da Lei nº 8.666/1993 que determina que as diárias são verbas indenizatórias.

    É o artigo 58 da Lei nº 8.112/1990 que determina que as passagens e diárias serão devidas nas situações em que o servidor se afastar da sede do serviço em caráter individual visando a indenizar despesas com pousada, alimentação e locomoção urbana.

    Já o artigo 58, §1º, da Lei nº 8.112/1990 determina que as diárias são pagas por dia e serão pagas pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite em localidade fora da sede do serviço:


    Art. 58 (...)

    § 1o  A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.  

    Verificamos, então, que a alternativa correta é a alternativa correta é a B, já que quando não houver pernoite será devida metade da diária, isto é, 50% do seu valor integral, conforme artigo 58, §1º, da Lei nº 8.112/1990.

    Gabarito do professor: B. 

  • Gabarito B

    Art. 58.(...)

    § 1  A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.         

    DIÁRIA:

    Afastamento eventual ou transitório.

    Regra: uma diária para dia de deslocamento.

    Meia diária:

    1-Sem pernoite;

    2-União custear despesas extraordinárias.

    NÃO há diária:

    ·        Exigência permanente

    ·        Região metropolitana, aglomeração, microrregião, áreas de controle integrado.

    Obs. Exceto se houver pernoite.

    Lei 8.112/90