SóProvas


ID
527722
Banca
ESAF
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

No contexto da Seguridade Social, com base na Constituição Federal, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    CRFB/88

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (não moradia)

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    VI - diversidade da base de financiamento;

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: 

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;

    b) a receita ou o faturamento;

    c) o lucro;

    II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201;

    II - sobre a receita de concursos de prognósticos.

    IV - do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;




  • Finalidade e Princípios básicos da Previdência:
    Caráter democrático e descentralizado da administração: visa a participação da sociedade na gestão da seguridade social, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, empregadores, aposentados e do governo.

    Cadê a participação do Governo na opção D.

  • CAPÍTULO II

    Da Seguridade Social

    SEÇÃO I

    Disposições Gerais

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (EC no 20/1998) Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

  • Essa questão deveria ser anulada pelo fato que ela pede o posicionamento da Constituição Federal sendo que você apenas irá encontrar a versão  desse objetivo na lei 8212
    g) caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa com a participação da comunidade, em especial de trabalhadores, empresários e aposentados.

  • Qual o erro da letra C?

  • O ERRO DA ''C'' É DIZER QUE O PRINCÍPIO ESTÁ EXPRESSO PARA A SEGURIDADE SOCIAL SENDO QUE ELE ESTÁ DESTINADO SOMENTE PARA A SAÚDE...


    GABARITO ''D''

  • A questão não coloca o Governo na alternativa "D", pq ela está querendo evidenciar e explicar que a Seguridade Social é descentralizada.

  • a) a Seguridade Social é um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade...


    b)os bens tutelados pela seguridade são: saúde, assit. social e previdência social.


    c)esse é um princípio da saúde.


    d)CORRETA.


    e)a sociedade financia a seg.social de duas formas: direta e indiretamente.

  • d) certa. Realmente quando a questão menciona o caráter democrático e descentralizado está pedindo os participantes da gestão de fora do governo. Art.194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, c/participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

  • Empresários ? como assim ? errei. gab letra D cê é louco cachueira



  • Gente por favor !!! A questão fala em empresários e a letra da lei fala em empregadores (art. 194 CF/88)  Se a banca quis considerar os empresários como empregadores isso é um absurdo. Seria o mesmo que colocar na gestão quadripartite o  governo, trabalhadores, aposentados e advogados, dentistas ( considerando estes como os empresários ) 
    deveríamos marcar a letra "D" unica e exclusivamente pois é a menos errada 

    ABSURDO !!!!
  • a) Exclusiva não (CF, art. 194)


    b) Moradia é um Direito Social ( CF, art. 6º)


    c) É uma das diretrizes da saúde (CF, art. 198, II)


    d) Gabarito


    e) A seguridade social será financiada por toda a sociedade de forma DIRETA e INDIRETA (CF, art. 195)

  • Não é empresário e sim empregador.

  • O texto que tem a palavra "empresários" é o texto da lei 8.212/91 (Art. 1º, Parág. Único, alínea g). O comando da questão fala "a previsão constitucional". Provavelmente a banca quis usar a palavra "empresários" como sinônimo de "empregadores".

     

  • Empresários foi phoda kkkk