SóProvas


ID
5281942
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Ipumirim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em seu texto “O Recalque” (1915) Freud nos antecipa questões acerca das Pulsões, onde o destino de uma pulsão que acaba de brotar pode encontrar, ao longo de seu percurso, resistências que queiram impedir sua ação. Em linhas gerais ela entra em estado de Recalque. Ele nos refere que para melhor demarcar o recalque, é preciso examinar algumas funções pulsionais. Portanto, a essência do recalque consiste apenas na ação de repelir algo para fora do consciente e de mantê-lo afastado deste. Neste sentido, Freud refere que temos razões para supor que existem duas etapas do recalque denominadas como:

Alternativas
Comentários
  • Questão copiada e colada de um TCC retirado da internet. Típico dessa banca, que pega fontes que ninguém nunca nem viu para fazer questões - e você que lute para acertar as questões por eliminação, já que as questões não são retiradas das fontes originais.

    Link de onde a questão foi copiada: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/3417/analucia%20johann%20-%20tcc.pdf?sequence=1&isAllowed=y

  • https://www.youtube.com/watch?v=IjVS-DTzchA&t=451s esse vídeo ajuda a entender o recalque

  • Lacan e Freud definiram o recalque em duas fases, no recalque primário (antecede qualquer estruturação egóica) há uma captação da coisa recalcada - assimilando-a - e depende do recalque secundário - ou recalque propriamente dito - para que o processo seja concluído, processo descrito pelas alternativas como "Pós Calcar".

    A - Coerente, faz a devida distinção entre o recalque primário - fixação para o inconsciente, não permitindo ir a consciência (contrainvestimento) - e devida explicação do Recalque Propriamente Dito.

    B - Errado por atribuir à segunda tópica, especificamente ao Ego, o papel de fixação do material do recalque original. Não há relação da segunda tópica com o Recalque Original, só há interação entre os papéis da primeira tópica (Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente).

    C - é trocado o sentido de Recalque Primário com o propriamente dito, logo, está errada.

    D - está errada por não considerar o inconsciente a tópica da morada do recalque, praticamente contradiz o conceito, além de atribuir ao recalque propriamente dito o papel de sua função primária.