SóProvas


ID
5282338
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a terminologia relacionada à segurança de medicamentos, associe CORRETAMENTE os termos descritos na coluna I com os conceitos apresentados na coluna II.

COLUNA I

1. Evento adverso a medicamento
2. Efeito adverso
3. Idiossincrasia
4. Efeito colateral
5. Efeito secundário

COLUNA II

A – Reação nociva, às vezes fatal, que acomete minoria de indivíduos. Em geral, considera-se que as respostas se devem ao polimorfismo genético.
B – Inerente à própria ação farmacológica do medicamento, porém o aparecimento é indesejável em determinada situação.
C – Qualquer dano ocorrido durante a farmacoterapia do paciente resultante de um cuidado adequado, inadequado ou parcialmente adequado ao paciente.
D – “Uma reação notavelmente prejudicial ou desagradável, resultante de uma intervenção relacionada ao uso de um medicamento, que prediz perigo de uma futura administração e justifica prevenção ou tratamento específico ou alteração da dose ou retirada do produto”, segundo a OMS.
E – Resultado das consequências do efeito desejado, mas não da ação farmacológica principal do medicamento.

Alternativas
Comentários
  • 1. Evento adverso a medicamento -  Qualquer dano ocorrido durante a farmacoterapia do paciente resultante de um cuidado adequado, inadequado ou parcialmente adequado ao paciente.

    2. Efeito adverso - “Uma reação notavelmente prejudicial ou desagradável, resultante de uma intervenção relacionada ao uso de um medicamento, que prediz perigo de uma futura administração e justifica prevenção ou tratamento específico ou alteração da dose ou retirada do produto”, segundo a OMS. 

    3. Idiossincrasia - Reação nociva, às vezes fatal, que acomete minoria de indivíduos. Em geral, considera-se que as respostas se devem ao polimorfismo genético.

    4. Efeito colateral- Inerente à própria ação farmacológica do medicamento, porém o aparecimento é indesejável em determinada situação. 

    5. Efeito secundário - Resultado das consequências do efeito desejado, mas não da ação farmacológica principal do medicamento.

    a) 1C, 2D, 3A, 4B, 5E.