-
Na obra Tempos líquidos, o senhor afirma que o poder está fora da esfera da política e há uma decadência da atividade do planejamento a longo prazo.”
Em “Tempos líquidos”, o senhor defende que o poder está situado fora da esfera da política e existe um declínio da atividade do planejamento a longo prazo.
Gab: A
-
Gabarito: LETRA A
Trecho corretamente reescrito: “Em Tempos líquidos”, o senhor defende que o poder está situado fora da esfera da política e existe um declínio da atividade do planejamento a longo prazo”.
Erros
Letra B: A palavra “você” é de uso informal no contexto;
Letra C: Não se usa crase antes de palavra masculina;
Letra D: Existe o uso de “você” (informal) e o emprego do conectivo “porque”, que altera o sentido do trecho;
Letra E: O verbo “haver” está no plural, o que é errado quando sua acepção se encontra como sentido de “existir”.
-
A - CERTO - Em “Tempos líquidos”, o senhor defende que o poder está situado fora da esfera da política e existe um declínio da atividade do planejamento a longo prazo.
B - ERRADO - Na obra Tempos líquidos, você afirma que o poder não está na política, havendo um aumento da atividade do planejamento a curto prazo.
C - ERRADO - Em “Tempos líquidos”, o senhor afirma que o poder situa-se fora da esfera da política e existe uma decadência da atividade do planejamento à longo prazo.
D - ERRADO - Na obra Tempos líquidos, você sustenta haver uma decadência da atividade do planejamento a longo prazo, porque o poder está fora da esfera política.
E - ERRADO - O senhor diz, na obra Tempos líquidos, que o poder está fora da esfera da política e haveriam declínios da atividade do planejamento a longo prazo.
-
✅Letra A.
Uma dica importante para resolver questão de reescritura é analisar, em um primeiro momento, os aspectos gramaticais e depois vá analisar o sentido.
Vou citar os erros mais perceptíveis.
B) NÃO é curto prazo. O correto seria longo prazo.
C) Aqui temos um caso PROIBIDO DE CRASE. A correção gramatical é prejudicada, pois LONGO é uma palavra masculina,
D) A ideia é de ADIÇÃO e não de explicação.
E) O verbo HAVER deve estar no SINGULAR, neste caso.
BONS ESTUDOS!! RESISTIR NA PREPARAÇÃO É UMA DAS METAS!!
-
Por exclusão, letra A
-
chega a doer ter que ler uma perífrase da perífrase do Bauman.
desculpem o desabafo
-
Desde quando defender é a mesma coisa que afirmar.
-
Dava pra acertar! Mas cá entre nós, esse tipo de texto numa prova é pra matar de raiva hem...pior tipo de coisa pra ler
-
Muita calma nessa hora.
B - Na obra Tempos líquidos, você afirma que o poder não está na política, havendo um aumento da atividade do planejamento a curto prazo.
Errada. Um dos erros é trocar SENHOR por VOCÊ. Note que o fragmento está na linguagem de forma muito culta.
C - Em “Tempos líquidos”, o senhor afirma que o poder situa-se fora da esfera da política e existe uma decadência da atividade do planejamento à longo prazo.
Errada. Essa crase ae está INCORRETA
D - Na obra Tempos líquidos, você sustenta haver uma decadência da atividade do planejamento a longo prazo, porque o poder está fora da esfera política.
Errada. A conjunção explicativa PORQUE está inserida de forma incorreta
E - O senhor diz, na obra Tempos líquidos, que o poder está fora da esfera da política e haveriam declínios da atividade do planejamento a longo prazo.
Errada. Conforme o fragmento do texto , o verbo haver , nesse caso, não deveria está no plural e sim no singular.
-
B Na obra Tempos líquidos, você afirma que o poder não está na política, havendo um aumento da atividade do planejamento a curto prazo.
C Em “Tempos líquidos”, o senhor afirma que o poder situa-se fora da esfera da política e existe uma decadência da atividade do planejamento à longo prazo.
D Na obra Tempos líquidos, você sustenta haver uma decadência da atividade do planejamento a longo prazo, porque(a ideia do período é aditiva, e não causa-consequência) o poder está fora da esfera política.
E O senhor diz, na obra Tempos líquidos, que o poder está fora da esfera da política e haveriam(há=fatos certo/comuns; haveriam=incerteza) declínios da atividade do planejamento a longo prazo.
-
não sabia que quem defende algo também afirma...
-
A questão quer saber qual assertiva reescreve o período abaixo sem modificação de sentido e sem alterar a correção gramatical .Vejamos:
“Na obra Tempos líquidos, o senhor afirma que o poder está fora da esfera da política e há uma decadência da atividade do planejamento a longo prazo.”.
a) Correta.
Em “Tempos líquidos”, o senhor defende que o poder está situado fora da esfera da política e existe um declínio da atividade do planejamento a longo prazo.
As palavras mudadas foram "afirma", "há e "decadência", que foram trocadas respectivamente por "defende", "existe", 'declínio'. Vejamos se há correlação entre elas:
Afirmar é o mesmo que ratificar, defender, sustentar, consolidar.
Há é um verbo e pode ser trocado pelo verbo existir, ocorrer, realizar e acontecer.
Decadência significa está em queda, em declínio.
Portanto, a reescrita permanece com o mesmo sentido e com a correção gramatical.
b) Incorreta.
"Na obra Tempos líquidos, você afirma que o poder não está na política, havendo um aumento da atividade do planejamento a curto prazo."
O erro foi a mudança de sentido, pois "curto" é contrário de 'longo".
c) Incorreta.
"Em “Tempos líquidos”, o senhor afirma que o poder situa-se fora da esfera da política e existe uma decadência da atividade do planejamento à longo prazo."
O erro é que não pode haver crase antes de palavras masculinas.
d) Incorreta.
"Na obra Tempos líquidos, você sustenta haver uma decadência da atividade do planejamento a longo prazo, porque o poder está fora da esfera política."
No texto original, há uma conjunção de adição "e", entretanto, ao se colocar a conjunção "porque", é adicionada uma ideia de explicação.
e) Incorreta.
"O senhor diz, na obra Tempos líquidos, que o poder está fora da esfera da política e haveriam declínios da atividade do planejamento a longo prazo."
O erro é que o verbo haver com sentido de existir, ocorrer, acontecer, realizar-se é impessoal, ou seja, não vai para o plural.
Gabarito do monitor: A
-
Na minha opinião, essa questão deveria ser anulada!
Como o enunciado cobra gramática e semântica, não se pode afirmar que trocando o verbo afirmar por defender manteria a semântica.
Logo, a questão fica sem gabarito correto.
.
Afirmar = Fazer com que fique consolidado, firme ou fixo;
Defender = Proteger; prestar socorro ou auxílio.