SóProvas


ID
5286070
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico associa-se a um conjunto de mecanismos estruturados que, por meio da definição de metas, ações e mobilização de recursos, dentre outros aspectos, tem como um de seus objetivos o alcance de melhores resultados para as organizações.
São várias as definições para o planejamento estratégico: “para inúmeros autores, é uma metodologia científica para desenvolver novos talentos, necessários para uma gestão que pode eficazmente enfrentar as ameaças do amanhã. Para outros autores, é um método eficaz para se manipular as complexidades da demanda interna da empresa, com as ferramentas estratégicas organizacionais de consolidação, formação e verticalizações estratégicas para garantir uma continuidade e um crescimento ordenado do empreendimento” (MATIAS-PEREIRA, 2012).
Com relação aos diferentes elementos, procedimentos e dinâmicas que se fazem presentes no processo de implementação do planejamento estratégico, seja em uma organização pública ou em uma organização privada, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita e assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA de (I) a (V).

(I) Implementação
(II) Revisão
(III) Monitoramento
(IV) Diagnóstico prévio
(V) Oficina

(A) Identificação e análise de indicadores de desempenho, de indicadores de processo e de indicadores contextuais.
(B) Deve ter um caráter permanente e sistemático, de forma a evitar o surgimento de lacunas entre as diretrizes estabelecidas e a realidade vivenciada pelas organizações.
(C) Fornece insumos para a formulação do plano e desenvolve-se em diferentes momentos.
(D) Realização de procedimentos específicos que visam incorporar as linhas de ação traçadas ao cotidiano das organizações.
(E) Visa identificar e sistematizar problemas percebidos, atores, experiências, políticas e condicionantes existentes.

Alternativas
Comentários
  • Enxergo a alternativa "D" como a mais fácil de identificar:

    "(D) Realização de procedimentos específicos que visam incorporar as linhas de ação traçadas ao cotidiano das organizações." - (I) Implementação

    Ao identificá-la, todas as outras podem ser descartadas.

    GABARITO C

  • A questão cobrou conhecimento sobre os procedimentos ou as dinâmicas do planejamento estratégico no setor público de acordo com o autor Matias-Pereira.

    Podemos resumi-los da seguinte forma:

    1. Sensibilidade e mobilidade de atores: identifica os atores e deixa claro os impactos para os envolvidos. É mais importante em organização que não tem cultura de planejamento.
    2. Diagnóstico prévio: definem-se políticas, enfoque, roteiros, ações e identificam-se riscos e problemas.
    3. Oficinas: realizadas em 8 momentos: papel, mandato, análise do problema; do ambiente; estratégias e caminhos; linhas de ação; calendário; viabilização do plano; plano de gestão.
    4. Implementação: realização do planejado. Aproxima as diretrizes das ações.
    5. Monitoramento: visa identificar os indicadores: de resultado, de processo e contextuais.
    6. Revisão: periódica e sistêmica. Visa reduzir as lacunas entre o que foi estabelecido com o que está sendo obtido e monitorado.

    A questão não considera a primeira dinâmica (sensibilidade), logo numera a primeira coluna da seguinte forma

    (I) Implementação / (II) Revisão / (III) Monitoramento/ (IV) Diagnóstico prévio/ (V) Oficina

    Associando à segunda coluna:

    (A) "Identificação e análise de indicadores de desempenho, de indicadores de processo e de indicadores contextuais". Refere-se ao monitoramento (III)

    (B) "Deve ter um caráter permanente e sistemático, de forma a evitar o surgimento de lacunas entre as diretrizes estabelecidas e a realidade vivenciada pelas organizações". Refere-se à revisão (II)

    (C) "Fornece insumos para a formulação do plano e desenvolve-se em diferentes momentos". Tem relação com as oficinas. (V)

    (D) "Realização de procedimentos específicos que visam incorporar as linhas de ação traçadas ao cotidiano das organizações". Tem relação com a implementação (I)

    (E) Visa identificar e sistematizar problemas percebidos, atores, experiências, políticas e condicionantes existentes". Refere-se ao diagnóstico prévio (IV)

    Organizando, temos a seguinte sequência: (I)-D, (II)-B, (III)-A, (IV)-E, (V)-C.

    FONTE: MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Gestão Pública Contemporânea. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2020. (P. 153 a 155)

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C

  • Bugou foi minha cabeça. Coisa ruim!!

  • RUMO A PMCE 2021!!

  • (A) Identificação e análise de indicadores de desempenho, de indicadores de processo e de indicadores contextuais. Monitoramento

    (B) Deve ter um caráter permanente e sistemático, de forma a evitar o surgimento de lacunas entre as diretrizes estabelecidas e a realidade vivenciada pelas organizações. Revisão

    (C) Fornece insumos para a formulação do plano e desenvolve-se em diferentes momentos. Oficina

    (D) Realização de procedimentos específicos que visam incorporar as linhas de ação traçadas ao cotidiano das organizações. Implementação

    (E) Visa identificar e sistematizar problemas percebidos, atores, experiências, políticas e condicionantes existentes. Diagnóstico prévio