SóProvas


ID
5288458
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Consumo Consciente

Helio Mattar


A adoção de processos sustentáveis é uma questão não de escolha, mas de sobrevivência. Não desta ou daquela empresa, mas da vida de todos os indivíduos do planeta. Portanto, é imprescindível que os valores da sustentabilidade sejam incorporados a marcas, bens, serviços e aos pequenos atos do cotidiano. Pesquisas realizadas ao longo de dez anos de trabalho para conscientizar a população das formas mais racionais e sustentáveis de consumir comprovam que quem investe em sustentabilidade ganha também na preferência do consumidor. Afinal, 65% dos chamados formadores de opinião discutem o comportamento ético socioambiental de empresas, assim como 41% da população brasileira, segundo a Pesquisa Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro, realizada pelo Instituto Akatu e pelo Instituto Ethos, em dezembro de 2010. Hoje, dois em cada cinco brasileiros já topam pagar um pouco mais por uma marca que seja mais sustentável.

As empresas obviamente precisam de lucros, mas os interesses empresariais devem ir muito além da esfera monetária e focar, principalmente, uma sociedade melhor para todos. E cada membro dessa sociedade sustentável deve necessariamente superar o consumismo para assentar bases mais no durável e menos no descartável, mais no virtual e menos no físico, mais no público ou no compartilhado e menos no individual, mais no uso que na posse, mais no renovável que no fóssil, mais na cooperação que na competição.

As corporações e a propaganda podem contribuir fortemente como indutoras desse novo estilo de vida ao estimular a imaginação e a projeção de um futuro sustentável e desejável e ao investir em meios para alcançar esse futuro: inovação de processos, de produtos e de comportamentos, reforço de novos valores da sustentabilidade e articulação, pressão, parceria por novas políticas públicas para novos projetos, com variados e novos agentes.

Hoje, as mudanças já vêm ocorrendo e, com um atributo muito simples, é possível acelerar na direção da sustentabilidade: comunicação clara e transparente. Do rótulo à campanha na TV. O consumidor precisa de informações sobre os impactos ambientais e sociais de seu consumo para que possa exercer escolhas conscientes. Dando informação confiável, a corporação não só destaca seu produto e melhora a cadeia produtiva, mas também aumenta o protagonismo do consumidor. Mostra respeito por ele e diz "você é nosso parceiro rumo à sociedade sustentável". Essa é a arma mais eficaz a ser posta a serviço da sociedade. Quanto mais marcas e agências de publicidade o fizerem, mais contribuirão para uma vida melhor para todos, hoje e no futuro.

Helio Mattar, 63, PhD em engenharia industrial, é diretor-presidente do Instituto Akatu, ONG que trabalha há dez anos pelo consumo consciente.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/topofmind/2011/10/996028-opiniao-consumo-consciente.shtml Acesso em: 04 dez. 2020. 

Considerando as regras de concordância verbal da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que não tenha gabarito a questão, pois a B e C são condições partitivas, e o verbo concorda tanto com a porcentagem quanto com o que vier depois, desde que tenha a possibilidade.

    A opção B diz que concorda com “chamados formadores de opinião”, mas poderia estar concordando tanto com 65% quanto com chamados formadores de opinião. Ficando no plural em ambos.

    Já na opção C diz que se trocássemos por 1% tenderia ficar no singular, porém nessas condições pode concordar com qualquer um dos dois, tanto com 1% (no singular) como chamados formadores de opinião (no plural).

    Gostaria do comentário de um dos profes ou algum colega que possa me ajudar a entender. :)

  • ACHO QUE O ERRO DA C É A PALAVRA ´´TENDERIA´´, POIS PODE SER QUALQUER UMA: TANTO SINGULAR COMO NO PLURAL. 9FACULTATIVO)

    ESSA BANCA É MUITO TENDENCIOSA...

    EU ERREI. DEPOIS QUE ERREI PERCEBI ISSO. ELES TENDEM A ENGANAR A PESSOA QUE ESTUDOU INFELIZMENTE.

    TEM QUE MARCAR A MENOS ERRADA. >:(

  • "A porcentagem mínima é 2%. Portanto, ela já exige que o verbo fique no plural (porque "2" já é um valor que tem característica de plural). O único caso que o verbo também poderá ficar no singular será quando o substantivo estiver no singular.

    Agora, se a porcentagem for abaixo de 2%, então o verbo ficará no singular (mesmo tendo substantivo no plural). Exemplos:

    1,9% dos trabalhadores resolveu fazer greve

    0,1% dos trabalhadores resolveu fazer greve "

    Repare: caso não exista substantivo após a porcentagem, então o verbo irá para o plural. Ex: "80% resolveram fazer greve".

    Gabarito LETRA B

    Fonte: http://www.blogdogramaticando.com/2014/05/concordancia-com-porcentagem

  • DICA > NÃO DISCUTA COM OS ITENS DAS QUESTÕES ANTES DE ENTENDÊ-LOS. OU SEJA: NO ITEM B, ELE NÃO LIMITA A RESPOSTA QUANDO MENCIONA A CONCORDÂNCIA. LOGICAMENTE, SABEMOS QUE PODERIA CONCORDAR TAMBÉM COM A PORCENTAGEM.

    NÃO PARE ATÉ QUE CHEGUE AO SEU OBJETIVO.

  • B.

    Sobre a D, é importante lembrar que vem está na 3.ª pessoa do singular: ele vem.

    vêm está na 3.ª pessoa do plural: eles vêm.

  • Se você marcou a letra C na confiança tmj que vida cruel kkkk

  • Minha anotação está que se a expressão com porcentagem é seguida de substantivo eu concordo com o substantivo!

    Se não foi seguida de substantivo, concordo com o numeral!

    Sei lá se tá certo isso kkkkkkkkkk...mas talvez justifique o erro da C, que eu caí tbm! Ou seja, ainda que tivesse 1%, concordaria com o substantivo!

  • Ao analisar a questão, a banca trouxe o entendimento de concordância dos percentuais segundo o gramático Napoleão Mendes de Almeida. Para ele o verbo concorda com o especificador do numeral quando houver, e desde que não tenha artigo ou outro determinante, caso não haja, concordará com o número. Entretanto, não é sempre assim adotado por todos os outros gramáticos, a grande maioria defende que pode concordar tanto com o numeral como com o adjunto adnominal especificador. Mais uma vez lembrando, a banca adotou o entendimento de Napoleão Mendes de Almeida

  • Vamos pedir comentário do professor.

  • Vamos pedir comentário do professor.

  • Só um milagre eu passar na prova da AOCP

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se julgamento das assertivas transcritas abaixo:

    A) Em “A adoção de processos sustentáveis é uma questão não de escolha, mas de sobrevivência.”, o verbo “ser” está no singular, fazendo concordância com o núcleo “adoção”, mas também poderia estar no plural, para concordar com “processos sustentáveis”.

    Incorreta. O núcleo do sujeito é o termo substantivo "adoção", devendo o verbo com ele concordar. Os termos que acompanham o núcleo, artigo definido "a" e locução "de processos sustentáveis" , são respectivamente adjunto adnominal e complemento nominal, não influenciando a concordância verbal.

    B) Em “Afinal, 65% dos chamados formadores de opinião discutem o comportamento ético socioambiental de empresas, [...]”, o verbo “discutir” encontra-se no plural, para concordar com “chamados formadores de opinião”.

    Correta. Havendo pluralidade do numeral e do substantivo, em construções compostas por percentual, a concordância, embora facultativa, é mais corretamente apontada como ao encontro do núcleo do sujeito, aqui representado pelo termo de valor substantivo.

    C) Ainda em “Afinal, 65% dos chamados formadores de opinião discutem o comportamento ético socioambiental de empresas, [...]”, caso o número fosse “1%”, o verbo “discutir” tenderia a ir para o singular, para concordar com a expressão numérica.

    Incorreta. Embora a concordância com o numeral singular seja possível, é incorreto afirmar que seria preferencial.

    D) Na sentença “Hoje, as mudanças já vêm ocorrendo [...]”, o verbo “vêm”, empregado no plural, também poderia ser escrito sem o acento circunflexo, não comprometendo a concordância da oração.

    Incorreto. O verbo grafado sem acento circunflexo caracterizaria forma singular e erro de concordância.

    E) Ainda na sentença “Hoje, as mudanças já vêm ocorrendo [...]”, se substituíssemos “vir” por “haver”, como em: “Hoje, já haviam mudanças ocorrendo [...]”, o verbo deveria permanecer no plural, para concordar com o sujeito “mudanças”.

    Incorreto. Nas condições descritas, e devido ao sentido empregado, o verbo "haver" deveria permanecer no singular, impessoal.

  • Hoje (Advérbio - adjunto adverbial), as (artigo - sujeito) mudanças ( substantivo - sujeito) já (advérbio - adjunto adverbial) vêm (Verbo - predicado) ocorrendo ((Verbo gerúndio - predicado)

    P: Quem vêm? R: as mudanças!

  • Correção dessa questão da AOCP: https://youtu.be/sO9Bqp2AEw0

    (minuto 45:30) Assista também o minuto 02:01:46 desta mesma aula.

  • ESSA QUESTÃO DEVERÁ SER ANULADA, EXISTEM DOIS GABARITOS!

  • é cada questão que só meu Deus.