As economias de escala são aquelas em que o aumento na produção resulta em uma queda do custo médio do produto.
Para aumentar sua produção, é comum que a empresa tenha de aumentar também os fatores produtivos utilizados no processo, como sua quantidade de máquinas e seu número de trabalhadores. A economia de escala acontece quando o custo desse investimento cresce menos do que a produção resultante dele.
O conceito de economia de escala é, portanto, uma relação não proporcional entre os custos médios dos produtos e o volume de produção.
_______________________________________
Um exemplo de indústria que trabalha com economia de escala é a de softwares. Nela, o maior custo é o de desenvolvimento do programa. Como o custo associado à produção de cópias desse programa é ínfimo, o aumento na produção resultará na diluição do custo de desenvolvimento, resultando em um custo médio menor por produto comercializado.
_______________________________________
O significado de economia de escala, em geral, está associado à economia interna das empresas, que tem meios de reorganizar seu processo produtivo a fim de reduzir seus custos por unidade.
No entanto, a economia de escala também pode ser externa. Isso acontece quando há, por exemplo, alterações na economia local ou regional ou mudanças sociais que não são controladas pela empresa, mas que podem ser aproveitadas por ela. Um exemplo é o incremento na malha de transportes, que pode ampliar o escoamento dos produtos.
______________________________________
A deseconomia de escala é o processo inverso ao da economia de escala. Ela acontece quando o custo com os fatores de produção cresce mais do que a produção resultante desse investimento, resultando em um aumento no custo médio por unidade produzida.
GABARITO: D.
Fonte: dicionario financeiro.
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre a gestão dos estoques. Devendo ser marcada a alternativas que apresenta um motivo que justifica a existência de estoques.
Podemos organizar os motivos que justificam os estoques assim:
- Os estoques podem proteger as organizações de oscilações de demanda, pois uma vez adquirido, a mercadoria passa a ser independente das flutuações de demanda.
- Estoques podem proteger as organizações de eventuais oscilações de mercado, porque após adquiridas, a mercadoria torna-se independente das flutuações de mercado.
- Estoques configuram uma oportunidade de investimento. Isso pode acontecer quando a taxa de aumento do valor financeiro do estoque for superior à taxa de aplicação em outros ativos que podem ser obtidos no mercado.
- Estoques podem proteger de atrasos.
- Grandes estoques podem implicar em economia de escala. A aquisição de itens de material em maiores quantidades geralmente implica em preços mais baixos.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.