SóProvas


ID
5290357
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A doença renal crônica (DRC) é causada pela perda lenta, progressiva e irreversível da função renal. A modificação da alimentação desses pacientes se faz necessária, a fim de proporcionar seu bem-estar e melhorar o prognóstico da doença. Com base na terapia nutricional recomendada para pacientes com DRC, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Estudos estimam que a necessidade de proteína de pessoas em hemodiálise é de cerca de 1,2g/kg/dia, a fim de promover balanço nitrogenado neutro ou positivo na maioria dos pacientes clinicamente estáveis.

  • Na DRC dialítica, a prescrição da dieta deve ser hiperproteica, sendo de 1,1 a 1,2g/kg de peso ideal ou ajustado/ dia na hemodiálise, e, 1,2 a 1,3g/kg de peso ideal ou ajustado/dia na diálise peritoneal.

    A dieta hiperproteica no tratamento dialítico leva em consideração a perda de aminoácidos e peptídios que ocorre durante o procedimento e a proteólise muscular induzida pela redução das concentrações plasmáticas desses nutrientes.

  • Levem no coração meus caros: Recomendação proteica em diálise: Hemodiálise: 1,1 a 1,2g/kg/dia Diálise P: 1,2 a 1,3g/kg/dia. Energia nas diálises: 30 a 35kcal/kg/dia. Cuppari, 2019.