SóProvas


ID
5292643
Banca
VUNESP
Órgão
CODEN - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A prática da Higiene Ocupacional tem comprovado a importância de algumas estratégias que podem ser utilizadas pelo profissional de segurança e saúde no trabalho no controle dos riscos ambientais. Dessa maneira, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Análise

    A) na existência de restrições para a descarga dos contaminantes na atmosfera, sendo obrigatória sua condução para o conjunto de retenção ou filtragem, o sistema deverá operar em pressão positiva, característica essa obtida pela instalação dos ventiladores à jusante do sistema de coleta.

    No montante no sistema de coleta, pois ventilação deve situar na entrada do contaminante no ambiente de trabalho (montante) e não na saída (jusante).

    B) a segregação ou isolamento da operação ou processo, que só é possível de ser efetivada em relação ao espaço físico, é particularmente útil para operações ou processos limitados, que demandam a participação de equipe reduzida de trabalhadores que não precisem transitar por outras áreas do estabelecimento

    O que tem a ver com Higiene do Trabalho?

    C) a ventilação geral insufladora de vazão constante se mostra eficaz quando o contaminante é de alta toxicidade e é imprescindível que a sua diluição abaixo dos limites de exposição ocupacional seja obtida entre o ponto de emissão e a zona respiratória do trabalhador.

    Ventilação geral diluidora é utilizada para controle térmico e para controle de agentes químicos com altos LT, ou seja, com baixa toxicidade

    D) entre as medidas relacionadas ao ambiente, têm-se a substituição do produto tóxico ou nocivo; mudança ou alteração do processo ou operação; enclausuramento da operação; segregação da operação ou processo; ventilação geral diluidora; ventilação local exaustora; manutenção e adequação de projetos.

    VERDADE

    E) as medidas que previnam a liberação ou disseminação de contaminantes no ambiente têm, do ponto de vista hierárquico, precedência em relação àquelas medidas que eliminam ou reduzem a utilização ou formação de agentes prejudiciais à saúde.

    Ao contrários

    Primeiro priorizo controle na fonte, e em seguida o controle no meio.