SóProvas


ID
5292961
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sapé - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apresentam-se, na sequência, alguns títulos ou trechos de matérias jornalísticas expostos no Jornal Correio da Paraíba, de 13/10/19. Em apenas UM deles ocorre uma falha quanto ao aspecto da concordância verbal. Assinale a alternativa que exibe essa falha.

Alternativas
Comentários
  • Quando o sujeito é composto "O cuidado dos pais e a imposição de limites" ligados pelo "e". E eles se complementam, o verbo tem que ficar no plural.

  • Gente, por favor, alguém me fala o erro da alternativa "d". Eu fui nessa ideia: basta incentivos, ou seja, só precisa de incentivos (substitui por "só precisa de incentivos"). Por que tá errado?

    Não marquei a alternativa "c" porque achei que o verbo poderia concordar com o núcleo mais próximo. Nesse caso, a imposição de limites

  • Colegas, eu pesquisei e vi que o verbo "bastar" flexiona quando: a) a frase fala de quantidade: "Bastam dois dias de folga para eu descansar." b) o sujeito da frase é plural: "Bastavam novos investimentos na empresa." e NÃO flexiona: a) quando acompanhado da preposição "de", tendo sentido de "chega de": "Basta de reclamações. b) quando houver a concordância com o sujeito oracional: "Basta (eles) saberem os princípios constitucionais." fonte: https://www.google.com/amp/s/exame.com/carreira/qual-o-erro-de-portugues-em-bastam-de-tantos-celulares/amp/
  • Alguém me informa, por favor, o que faz a alternativa A estar certa?

  • Gabarito da banca na alternativa C

    Solicita-se construção que não atenda aos preceitos de concordância verbal.

    A) Lógica do automóvel e divisão socioeconômica PREJUDICAM área histórica.

    Correta. O sujeito da forma verbal é composto por dois núcleos, "lógica do automóvel e divisão socioeconômica", levando o verbo obrigatoriamente ao plural.

    B) Sistema falho e má-fé JOGAM esgoto no mar. O problema existe há décadas, mas tem piorado nos últimos anos.

    Correta. Similar ao disposto acima, a presença de dois núcleos compondo o sujeito torna obrigatória a concordância plural.

    C) O cuidado dos pais e a imposição de limites CONSTROI o caráter do filho. (Texto: A importância de falar 'não').

    Incorreta. Ainda no que diz respeito ao sujeito composto, a exemplo do encontrado nas duas ultimas alternativas, o verbo deveria estar grafado no plural.

    Faço ressalva na presente alternativa à possibilidade de concordância singular diante de sujeito composto com núcleos nominais sinônimos, possibilidade essa chancelada pela norma culta.

    "Carinho e dedicação CONSTROI o caráter do filho." - Concordância singular correta, que poderia também ocorrer no plural.

    D) “Aqui tem muita casa grande que daria bares e restaurantes internos. A potencialidade existe, BASTAM incentivos e uma boa visão de negócio”. (Empresário que tem bar no Centro Histórico de João Pessoa, referindo-se ao potencial econômico da localidade).

    Correta. O sujeito composto posposto ao verbo faculta a concordância, que aqui poderia também ocorrer corretamente no singular.

    E) “Como medida emergencial, eu acredito que patrulhamento da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, com postos montados por ali, MELHORARIA a sensação de segurança”. (Artista, morador da vila Sanhauá, conjunto habitacional que funciona nos prédios da Rua João Suassuna, no Varadouro).

    Correta. O sujeito da forma verbal é o termo singular "patrulhamento", permanecendo a forma verbal no singular.

  • SUJEITO COMPOSTO POR 2 OU MAIS NÚCLEOS:

    1. Ligados por "e": concorda com os dois (plural) ou concorda com o núcleo mais próximo (plural ou sing.)
    2. Ligados por "ou": fica no singular, pois remete a ideia de exclusão.

    BASTA OU BASTAM:

    1. Sujeito depois do verbo: BASTAM
    2. Seguido de preposição "de", bastar é impessoal: BASTA.