SóProvas


ID
5293813
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme o Titulo VI – Da tributação e do orçamento, da Constituição Federal (Art. 145 a 169), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Seguem as alternativas com as respectivas correções.

    A - Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, a União, aos Estados, ao Distrito Federal e os Municípios, é vedado aumentar ou exigir tributo sem lei que o estabeleça.

    B - correta.

    C - É vedado à União instituir isenções de tributos da competência de Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.

    D - Pertencem aos Estados vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência.

  • Gabarito: Letra B

    Complementando:

    CF. Art. 147. Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

  • gab. B

    Fonte: CF

    A Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, a União, aos Estados, ao Distrito Federal e os Municípios, podem aumentar ou exigir tributo sem lei que o estabeleça. ❌

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

    B Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

    Art. 147. 

    C A União pode instituir isenções de tributos da competência de Estados, Distrito Federal ou dos Municípios. ❌

    Art. 151. É vedado à União:

    ...

    III - instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.

    D Pertencem aos Municípios vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência. ❌

    Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal:

    ...

    II - vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência que lhe é atribuída pelo art. 154, I.

     Art. 154. A União poderá instituir:

    I - mediante LC, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição;

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • A questão exige conhecimento acerca do Sistema Tributário Nacional e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, a União, aos Estados, ao Distrito Federal e os Municípios, podem aumentar ou exigir tributo sem lei que o estabeleça.

    Errado. Na verdade, é vedado a União, Estados, ao DF e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça, nos termos do art. 150, I, CF: Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

    b) Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Trata-se de cópia literal do art. 147, CF: Art. 147. Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

    c) A União pode instituir isenções de tributos da competência de Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.

    Errado. Ao contrário do que alega o item, é vedado à União instituir isenções de tributos da competências de Estados, DF ou dos Municípios, nos termos do art. 151, III, CF: Art. 151. É vedado à União: III - instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.

    d) Pertencem aos Municípios vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência.

    Errado. Pertencem, na verdade, aos Estados e ao DF, nos termos do art. 157, II, CF: Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal: II - vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência que lhe é atribuída pelo art. 154, I.

    Gabarito: B

  • Vamos analisar as alternativas:

    - alternativa A: errada. De acordo com o art. 150, I, é proibido "exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça".

    - alternativa B: correta. Esta é a previsão do art. 147 da CF/88: Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

    - alternativa C: errada. Isto é expressamente vedado pelo art. 151, III da CF/88.

    - alternativa D: errada.  Observe o disposto no art. 158 da CF/88:

    "Art. 158. Pertencem aos Municípios:

    I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;

    II - cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4º, III;       

    III - cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios;

    IV - vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação".


    Gabarito: a resposta é a LETRA B.