SóProvas


ID
5293948
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Manual de Redação Oficial de documentos oficiais da Presidência da República surgiu de uma necessidade de se padronizar os protocolos à moderna administração pública. Assim, ele é referência quando se trata de redação oficial em todas as esferas administrativas. O referido Manual apresenta os atributos que devem fazer parte da comunicação oficial. Quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros, diz-se que ele atende ao atributo da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. 

    Fonte: file:///C:/Users/FAMILIA%20BARROS/Downloads/19899945-as-comunicacoes-oficiais-aspectos-gerais-da-redacao-oficial.pdf

    Acesso em: 09/07/2021:19h51

  • É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.

    Para complementar - alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência, substituição, elipse e uso de conjunção.

    Gabarito: Letra A.

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República, 3° edição - Pág. 19.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca dos atributos da redação oficial.



    a) A coesão e a coerência favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. O texto tem coesão e coerência quando, ao ser lido, se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. Sendo assim, esse é o atributo a que se refere o item.
    b) O texto claro é aquele que possibilita imediata compreensão pelo leitor; assim como o preciso é aquele que articula a linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto, que manifesta o pensamento ou da ideia com as mesmas palavras e que escolhe expressão ou palavra que não confere duplo sentido ao texto. Portanto, a clareza e a precisão não são os atributos a que se refere o item.
    c) A objetividade diz respeito ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. Para isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias. Dessa forma, esse não é o atributo a que se refere o item.
    d) Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Ou seja, trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Desse modo, verificamos que esse não é o atributo a que o item se refere.
    e) A impessoalidade remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos. Dessa forma, é possível inferir que esta alternativa não responde ao item.


    Gabarito do Professor: Letra A.


  • 3.4 Coesão e coerência (pág. 19)

    É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. 

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Entrelaçados > lembrar de fios entrelaçados que formam o tecido (em latim significa texto);

    Num texto para entrelaçar as palavras (unir umas às outras) torna-se necessário o uso de conectores de ligação que são encontrados nos atributos(princípios) coesão e coerência.

    Assim fica mais fácil o entendimento e a memorização.

    Avante, colegas!

  • A redação oficial é a maneira por meio da qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa do da literatura, do do texto jornalístico, do da correspondência particular etc. Na redação oficial, deve-se obedecer a alguns atributos para se atender às suas finalidades básicas. Sendo assim, o atributo segundo o qual deve-se ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias, e é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as ideias secundárias, conduzindo o leitor a um contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios e sem excessos de palavras e de ideias, é o da objetividade

  • Conforme as definições apresentadas no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, temos:

    A) concisão: Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. a- concisão - máximo de informações com o mínimo de palavras.

    B) clareza e precisão: Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. clareza - imediata compreensão pelo leitor.  

    A precisão é a articulação adequada da linguagem, sem ambiguidade ou sinônimos meramente estilísticos.

    C) objetividade: Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias

    D) coesão e coerência: É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. coesão e coerência - conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto.

    E) formalidade e padronização: As comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma (BRASIL, 2015a). Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico (por exemplo, o e-mail , o documento gerado no SEI!, o documento em html etc.), quanto para os eventuais documentos impressos. 21 É imperativa, ainda, certa formalidade de tratamento. formalidade/padronização - obedecer a certas regras de forma.

    Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.