SóProvas


ID
5294641
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item quanto à administração de pessoas e a relações interpessoais.

O líder transacional é aquele que ajusta seu comportamento de acordo com a maturidade do subordinado para encontrar a melhor maneira de solucionar o problema.

Alternativas
Comentários
  • Legal, rs.

  • Gabarito: Errado.

    Para a liderança transacional, temos um responsável pela equipe que adota um comportamento e modo de liderar mais puxado para a performance de um chefe e não de um líder.

    Nesse modelo, ele age focado em metas e cumprimento de objetivos, sem se preocupar muito com a satisfação, opinião ou inputs de sua equipe. Trata-se de uma prática mais antiga, aplicada em empresas mais formais e que dão menos liberdade para os seus colaboradores. 

    Fonte: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/qual-a-diferenca-entre-lideranca-transacional-e-transformacional/

  • Antes de mais nada, a liderança transacional é aquela onde existe uma relação de troca entre líder e subordinado. Sendo assim, seu nome vem exatamente desta troca, de transação!

    Assim, o líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os “prêmios” caso os objetivos sejam atingidos.

    Então, o líder transacional deve esclarecer quais serão as tarefas e os objetivos, motivar seus funcionários para que eles atinjam suas metas, e fornecer apoio aos liderados no trabalho, buscando suprir suas necessidades.

    De acordo com muitos autores, a liderança transacional funciona bem quando a organização está em um ambiente estável.

    Para que ela seja eficaz, ambos os lados (líder e liderado) devem estar “satisfeitos com o negócio”, ou seja, deve existir um equilíbrio entre as recompensas e os esforços.

    Lembre-se! O líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar através de incentivos materiais

    Já na liderança transformacional, o papel do líder é de inspirador de seus subordinados. Esse líder busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização!

    Ele não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados, mas usa também outros aspectos, como a visão, os valores compartilhados e as ideias para que seus subordinados se superem.

    Existe uma via de mão dupla neste tipo de liderança. Há um estímulo mútuo, em que ambas as partes se incentivam para que façam um esforço extra. Assim alcançariam o mais alto nível de motivação.

    FONTE: https://rodrigorenno.com/artigos/lideranca-transacional-e-transformacional/

  • Gabarito: E.

    Liderança Transacional

    • O poder de recompensa é utilizada com frequência.
    • O poder de punição utilizado nas exceções.
    • Transação refere-se a troca.

    Liderança transformacional

    • O líder inspira seus seguidores a evoluírem nos seus próprios interesses;
    •  Prestam atenção ás necessidades dos liderados ;
    • Ensina por exemplos;
    • Estabelecem um espírito questionador e independente;
    • Prepara liderados para serem líderes.

    O líder transformacional tem o poder referencial, então acaba fazendo com que as pessoas realmente produzam sem que estejam forçadas a isso.

  • Gab: Errado

    A questão diz respeito a teoria situacional de Hersey e Blanchard

    • Teoria Situacional de Hersey e Blanchard: O estilo de liderança deverá variar em função da maturidade de cada um dos funcionários, buscando extrair o melhor desempenho em cada situação.
    • Liderança Transacional: O líder realiza transações com os liderados cotidianamente, com o objetivo de fazer com que cada tarefa seja realizada conforme solicitado.

    Fonte: Prof. Adriel de Sá, Gran Cursos.

  • Liderança transacional é aquela onde existe uma relação de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam atingidos. O foco do líder está nos objetivos.

    Na liderança contingencial, as melhores decisões dependem, em cada caso, de muitos fatores, como o ambiente em que se encontra a organização, não existindo, assim, um único modelo ideal.

    Na liderança transformacional, o papel do líder é de inspirador de seus subordinados. Esse líder busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização. O líder se preocupa com as necessidades de seus liderados.

    liderança comportamental refere-se ao modo como o líder age diante de determinadas situações, por exemplo, tendo uma postura mais autoritária ou liberal. Sendo assim, tem por intuito entender como as pessoas conduzem suas equipes.

    fonte: JRSS.

    Gab.: E

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada porque a característica do líder transacional é ser mais rígido no sentido de "dar algo em troca". Por outro lado, nas lideranças que apontam para a solução do problema, apoio, suporte ou que ajusta seu comportamento à situação é o Líder Situacional (o líder Transformacional também possui essas características).

    • Líder Transacional: autoridade formal e burocrática. – Negociação. Oferece recompensas em troca de resultados
    • Líder Transformacional: mudança, carisma, inovação - Apoio e suporte. Oferece ajuda para encontrar a melhor solução.
    • FONTE: Meu resumo de Gestão de Pessoa, pág. 62.

    -------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • A liderança transacional, também conhecida como liderança gerencial, foca no papel de supervisão, organização e desempenho do grupo. Liderança transacional é um estilo de liderança em que o líder promove o cumprimento do seus liderados através de recompensas e punições, a fim de garantir o cumprimento dos seus liderados. Esse tipo de líder não esta preocupado com a motivações de sua equipe ou se antecipar ao problemas futuros, ele apenas segue a demanda estabelecida por meio do esclarecimento dos papeis e das exigência das tarefas,[5] enfatizando a recompensa proporcional a desempenho. Este tipo de liderança é eficaz em situações de crise ou de emergência, bem como para projetos que necessitam de ser realizados de uma maneira específica.

    Exemplos

    Treinadores de equipes esportivas são um exemplo de liderança transacional, esses líderes motivam sua equipe promovendo a recompensa de ganhar o jogo. Eles demostram um nível tão elevado de compromisso e com isso sua equipe está disposta a arriscar a dor e prejuízo para obter os resultados que o líder está pedindo.

  • Errado

    Teoria Situaconal de Hersey e Blanchard

    Para os autores, os líderes devem analisar o nível de maturidade para saber como devem se comportar com relação a eles( empregados)

    Liderança transacional

    É aquela em que existe uma relação de troca entre líder e subordinado. Seu nome vem exatamente dessa troca de transação! O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete “prêmios” casos os objetivos sejam alcançados.

    Rodrigo Rennó( Administração Geral para Concursos)

  • teoria situacional (hersey e blanxhard): com base na maturidade, o lider realiza um comportamento com base na tarefa e relacionamentos
  • TRAN$ACIONAL - transação (negocia, troca, permuta)

    Líder define metas e os "prêmios" para quem alcançar.

    Relação de troca: esforço por prêmios

    TRANSFORMACIONAL - inspirar seus subordinados.

    Vai além, inovação, mudança. É o líder muito admirado.

    Oferece meios para os liderados alcançarem seus objetivos.

  • existe algum consenso bibliográfico para esses nomes? Porque existem vários autores que conotam nomes distintos para o mesmo fenômeno, e cobrar literalidades numa prova de múltipla escolha...só se o edital exigiu expressamente. Senão ficaremos em Chiavenatto: 2003; Maximiano: 2002 e nunca sairemos do lugar nem nunca chegaremos a conclusão nenhuma, a não ser que a gente tenha uma bola de cristal para saber qual perspectiva teórica a banca está cobrando.

  • LIDERANÇA TRANSACIONAL (Transar = homem)

    O Baseado na relação de troca, econômica ou psicológica, entre líder e subordinado         

    O Os líderes exibem um comportamento de recompensas com contingências

    O Comportamento dinâmico de administração por exceção”

    O Principais características deste líder

    . o    Competitivo

    . o    Autoridade hierárquica

    . o    Alto controle do líder

    . o  Resolução analítica de problemas

    . o  Determinação de objetivos e processos racionais de troca.

     

     

    LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL (Transformar = Mulher)

    O Envolve motivar os seguidores a fazerem mais do que o esperado, a se desenvolverem e crescerem continuamente, desenvolverem e aumentarem seus níveis de autoconfiança e colocarem os interesses da equipe ou da organização acima de seus próprios interesses”.

    o    Cooperação

    o    Colaboração

    o    Baixo controle e soluções baseadas em intuição e racionalidade

    o    Ênfase no desenvolvimento de seguidores

    o    Empowerment

    o    Criação de ligações emocionais