SóProvas


ID
5298826
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“Importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.” Segundo a lei, as penalidades podem ou não ser cumulativas”.

O conceito refere-se ao princípio infraconstitucional da:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Penso que a redação da questão ficou meio comprometida, pois chamou a Improbidade de "princípio" GABARITO: B
  • Mal formulada.

  • Os principios infraconstitucionais são ao meu ver, leigo, são :

    supremacia do interesse público e indisponibilidade do interesse público.

    No caso da lei 8.429 que normatiza quem será sancionado por ato de improbidade adm, logo uma lei infracosntitucional , pois está abaixo da constituição.

  • Improbidade Adminsitrativa não é principio, é um ato praticado contra os princípios

  • Princípio da IMprobidade administrativa?? de onde o examinador tirou isso?

  • A questão exigiu conhecimento acerca dos princípios administrativos. 

    A- Incorreta. De acordo com o Princípio da Razoabilidade, as condutas administrativas devem ser guiadas pelo bom senso do homem médio.

    B- Correta. Art. 37, § 4º, CF/88. “Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Em que pese os atos de improbidade apresentarem as consequências descritas no enunciado da questão, conforme o dispositivo constitucional transcrito, não é possível dizer que o conceito se refere ao princípio da improbidade administrativa porque o princípio existente é o da PROBIDADE (e não improbidade) ADMINISTRATIVA. Logo, a meu ver, a questão deveria ser anulada.

    C- Incorreta. O Princípio da Indisponibilidade significa justamente que os bens e interesses públicos são indisponíveis, ou seja, não pertencem à Administração Pública nem aos agentes públicos.

    D- Incorreta. O Princípio da Autotutela está previsto no art. 53 da lei 9.784/99 e na súmula 473 do STF, permitindo que a Administração Pública anule atos ilegais e revogue atos inconvenientes ou inoportunos.

    E- Incorreta. O Princípio da Segurança Jurídica visa a preservar a estabilidade nas relações jurídicas. Está previsto sobretudo no art. 2º, parágrafo único, XIII da lei 9.784/99 e preleciona que deve haver “interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.”

    Isso significa que, se a Administração Pública interpreta hoje a norma de um modo, e, no futuro, altera sua orientação, não poderá utilizar essa nova interpretação em relação ao ato que já havia sido praticado sob a égide da interpretação antiga. Ou seja, a nova interpretação apenas pode ser aplicada para circunstâncias futuras.

    GABARITO OFICIAL: “B”

    GABARITO DA MONITORA: “Questão deveria ser anulada”

  • PRINCÍPIO INFRACONSTITUCIONAL? Fala sério.

  • Questão mal elaborada... Alternativa B

    Improbidade Administrativa não é princípio.

  • Ao meu ver a questão deveria ser anulada, uma vez que, não existe o princípio da improbidade administrativa e sim da PROBIDADE ADMINISTRATIVA na constituição. Se eu estiver errado me ajudem aí colegas concurseiros. abç e bons estudos!

  • Para ser mal formulada essa questão precisa melhorar muito. Não existe princípio da improbidade administrativa. Ao pé da letra, essa banca transformou em princípio infraconstitucional um ato vedado pela lei.