A questão tratou sobre os três tipos de habilidades defendidos por Katz. O administrador não deve possuir apenas uma dessas habilidades, mas usar uma combinação delas de acordo com o nível da organização em que atua. Chiavenato (2014, pág 9) explica cada habilidade da seguinte maneira:
- Habilidades técnicas: "envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização".
Muito importante na execução das atividades no dia a dia e no nível operacional.
- Habilidades humanas: "estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais."
As habilidade humanas são as mais importante no nível intermediário (tático) da organização.
- Habilidades conceituais: "envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações".
O seu uso é extremamente importante no nível institucional (estratégico) pois envolve planejar, interpretar e tentar perceber oportunidade, ou seja, exige do administrador as suas capacidades cognitivas mais sofisticadas.
A questão quer a habilidade mais utilizada no nível intermediário e que tem a ver com pessoas (comunicação, motivação e etc):
A- INCORRETA. Vide explicação acima, é mais importante no nível operacional.
B- CORRETA. Refere-se à habilidade pedida no enunciado.
C- INCORRETA. Abstratas não é um nomenclatura válida de habilidades. O correto é o termo conceituais.
D- INCORRETA. Vide explicação acima, é mais importante no nível estratégico.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B
GABARITO: B.
LIDERANÇA E PODER
Todo líder tem alguma base de poder. O poder pode existir, mas não ser exercido; ele é, portanto, uma capacidade ou potencial. A característica mais importante do poder é ser uma função de dependência. Os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo.
As cinco bases de poder são:
a) Poder de Recompensa: espera-se algo positivo em troca.
b) Poder Coercitivo: medo de punição.
c) Poder Legítimo: poder do cargo.
d) Poder de Especialista/competência/conhecimento/saber: poder do saber/conhecimento. (TÉCNICA)
e) Poder Referente: poder afetivo/de identificação. (HUMANA)