SóProvas


ID
5300746
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No desenvolvimento de um novo medicamento é necessário, após o ensaios pré-clínicos, iniciar os estudos clínicos em humanos com o objetivo de obter informações sobre as propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas de um potencial fármaco. Sobre os ensaios clínicos, analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.


( ) A fase I corresponde na utilização de 10 a 100 participantes, em geral, voluntários saudáveis, porém ocasionalmente pode ocorrer em pacientes com doenças raras ou avançadas. O estudo é de rótulo aberto e avalia a segurança e tolerabilidade do fármaco.

( ) A fase II corresponde a utilização de 50 a 500 participantes na qual os pacientes recebem o fármaco experimental, através de um estudo randomizado e controlado, para avaliar a eficácia e a faixa de doses do fármaco.

( ) A fase III corresponde a utilização de poucas centenas a poucos milhares de participantes (estudo multicêntrico), no qual os pacientes recebem o fármaco experimental de forma randomizada e controlada ou não para poder confirmar a eficácia em uma população ampliada.

( ) A fase IV corresponde ao estudo após a comercialização do produto no qual vários milhares de pacientes tomam o produto após o fármaco ser aprovado. O Estudo ocorre em rótulo aberto e avalia eventos adversos, aderência e interações medicamentosas.


O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • nunca tinha ouvido falar que na fase 1 pode haver pacientes com doenças raras

  • Também julguei a letra A como errada, nunca li nada a respeito.

  • Fase 1 População: voluntários normais ou grupos especiais

    Objetivos: avaliação da segurança, efeitos biológicos, biotransformação, parâmetros

    farmacocinéticos, interações com fármacos

    Gomes, 2011..

    Única coisa que achei sobre...

    Bons estudos!

  • Estudo Aberto: estudo no qual todas as partes envolvidas (paciente, médico e coordenador) são informadas sobre qual a droga e a dose utilizada por cada um dos participantes.