No arquivamento horizontal, os documentos ou fichas são colocados uns sobre os outros (perceba que os documentos estão na horizontal, logo, são colocados em pilhas) e arquivados em caixas, estantes ou escaninhos.
Cabe ressaltar que esse tipo de arquivamento é amplamente utilizado para documentos de grandes dimensões, como, por exemplo, plantas, mapas e desenhos, bem como nos arquivos permanentes. Esse tipo de arquivamento contribui para a preservação dos documentos, evitando danos decorrentes de amasso e rasgos.
Tendo em vista que para se consultar qualquer documento é necessário retirar os que se encontram sobre ele, o tipo horizontal é desaconselhável nos arquivos correntes, pois dificulta a localização da informação. É bom lembrar que os documentos da 1ª fase (corrente) são frequentemente consultados.
Por sua vez, no arquivamento do tipo vertical, os documentos ou fichas são dispostos uns atrás dos outros, permitindo sua rápida consulta, sem necessidade de manipular ou remover outros documentos.
Arquivologia
Prof. Lincoln Barros
Gabarito: B