SóProvas


ID
5302450
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A depreciação pode ser entendida como o custo ou a despesa da obsolescência de um determinado ativo. Na Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) da UFRN relativa ao exercício encerrado em 31/12/2019, foi evidenciada uma depreciação de cerca de R$ 40 milhões naquele ano. Numa reunião ocorrida no gabinete do Reitor em meados de junho de 2020, foi perguntado ao técnico em contabilidade quanto teria sido o valor da depreciação no ano anterior. Ao consultar sua pasta de documentos, o técnico percebeu que estava com todas as demonstrações contábeis do ano de 2019, exceto a DVP. Para não ficar sem ter como responder à pergunta, o técnico conseguiu a informação a partir de um cálculo que ele realizou utilizando informações disponíveis em outra demonstração contábil. Essa outra demonstração foi

Alternativas
Comentários
  • Mensalmente é feita a apropriaçao da depreciaçao do período, conforme o lançamento a seguir:

    A VPD de depreciação de cada período deve ser reconhecida no resultado patrimonial em contrapartida a uma conta retificadora do ativo.

    Natureza da informação: patrimonial

    D 3.3.3.X.X.XX.XX Depreciação, Amortização e Exaustão (VPD)

    C 1.2.3.X.XX.XX (-) Depreciação, Exaustão e Amortização Acumuladas (Conta Retificadora do Ativo)

    Ao final do exercício, através de duas demonstraçoes é possível saber o resultado acumulado das depreciaçoes (além das exaustoes e amortizaçoes):

    1. DVP, analisando o motante total de VPDs com depreciaçoes daquele exercício;

    2. BP, bastando observa o saldo da conta de ajuste depreciaçao acumulada. Nesse caso, deve diminuir o saldo dessa conta do BP do exercício corrente do saldo do exercício anterior. A difenreça é depreciaçao do período.

    Fonte: MCASP, 8ª ed., pag 180