SóProvas


ID
5304004
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O termo Balanced Scorecard pode ser definido como uma metodologia de gestão, considerando que auxilia na mensuração do progresso dos colaboradores e da empresa, em relação às metas organizacionais de longo prazo. É vista como uma poderosa ferramenta para Gestão Empresarial, alinhando quatro perspectivas, das quais duas são caracterizadas a seguir.
I. Os gestores conseguem demonstrar se a execução das estratégias está contribuindo para a melhoria dos principais resultados da empresa como lucro líquido, retorno sobre o investimento, criação de valor econômico e geração de caixa.
II. Os gestores conseguem identificar os pontos críticos de operação, devendo a empresa atuar com mais vigor para alcançar o nível de excelência nos métodos de produção, ações e decisões no âmbito da organização, tendo como objetivos estratégicos obter vantagem competitiva direcionada a redução e gestão de custos ou à diferenciação de produtos.
As abordagens em I e II são conhecidas como perspectivas:

Alternativas
Comentários
  • I - refere-se a Financeira.

    II - refere-se aos processos internos.

  • GABARITO: A

    O Balanced Scorecard (BSC) estabelece uma forma de gestão baseada em indicadores financeiros e não financeiros.

    Para o alcance desse objetivo, o BSC adota 4 perspectivas interligadas em uma relação de causa e efeito com a Missão, a Visão e a Estratégia da organização.

    • Perspectiva financeira: Monitora se a estratégia da instituição está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. As metas financeiras se relacionam com a rentabilidade e o crescimento. Aqui, a produtividade e o crescimento da receita são essenciais. Pergunta-se: "Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devem ser atingidos?"
    • Perspectiva dos processos internos: Nesta perspectiva as organizações identificam os processos críticos para a realização dos objetivos das duas perspectivas anteriores. Os processos devem criar as condições para que a organização ofereça propostas de valor ao cliente, capazes de atrair e reter clientes nos seus segmentos de atuação. Ou seja, tanto o cliente, quanto o acionista estão interessados nesta perspectiva. Pergunta-se: "Em quais processos internos devemos ser excelentes para satisfazer nossos clientes e acionistas. Como agregar valor à empresa?"
    • Perspectiva do cliente: A instituição deverá traduzir em medidas específicas os fatores importantes para os clientes, obtendo assim a satisfação e fidelização. Aqui os indicadores de resultado e satisfação são importantes. Pergunta-se: "Para atingir nossos objetivos financeiros, quais necessidades dos clientes devemos atender?
    • Perspectiva do aprendizado e do crescimento: A capacitação da organização se dará por meio dos investimentos em novos equipamentos, em pesquisa, em sistemas e nos recursos humanos da empresa. Por fim, a ótica aqui já é da organização como um todo. A preocupação é em investir em novos equipamentos, produtos, ativos intangíveis. Pergunta-se: "Como nossa organização deve aprender e inovar para atingir nossas metas?"
  • LETRA A

    relembrando: 4 perspectivas do BSC

    financeira

    processos internos

    clientes

    aprendizagem e crescimento

  • Gab: A

    Perspectiva BSC:

    1. Perspectiva Financeira: Faz parte da área financeira
    2. Perspectiva dos Clientes: Faz parte da área de marketing
    3. Perspectiva dos Processos Internos: Faz parte da área de produção/operações
    4. Perspectivas da Aprendizagem e Crescimento Organizacional: Faz parte da área de GP.

    Questão:

    I. Os gestores conseguem demonstrar se a execução das estratégias está contribuindo para a melhoria dos principais resultados da empresa como lucro líquido, retorno sobre o investimento, criação de valor econômico e geração de caixa.

    (PERSPECTIVA FINANCEIRA)

    II. Os gestores conseguem identificar os pontos críticos de operação, devendo a empresa atuar com mais vigor para alcançar o nível de excelência nos métodos de produção, ações e decisões no âmbito da organização, tendo como objetivos estratégicos obter vantagem competitiva direcionada a redução e gestão de custos ou à diferenciação de produtos (PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS)

    Fonte: Chiavenato, Gestão de Pessoas: o novo papel da gestão do talento humano, 5. ed., pág. 76