Gente, o formato da resposta corresponde a estrutura desta, se é algo estruturado, se não é, a exemplo dos testes projetivos, que possuem uma avaliação com respostas livres.
Portanto, ao colher os objetivos de uma testagem, deve ser levado em conta o que se pretende medir (constructo) e de que forma se obterá as respostas (formato).
CORRETO
Critérios para escolha de recursos avaliativos
A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica.
Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:
1. contexto no qual a avaliação psicológica se insere;
2. propósitos da avaliação psicológica;
3. construtos psicológicos a serem investigados;
4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;
5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.
Por fim, esclarece-se que compete ao psicólogo analisar criticamente os resultados obtidos, com o intuito de verificar se realmente forneceram elementos seguros e suficientes para a tomada de decisão nos vários contextos de atuação do psicólogo.
Cartilha Avaliação Psicológica 2013
Análise do Item: É necessário considerar os constructo do instrumento psicológico e os formatos das respostas, avaliando se tais instrumentos são compatíveis com os indivíduos em análise. Um exemplo simples é uso de testes com pessoas analfabetas. É possível entregar uma folha de resposta e pedir que ela siga as instruções escritas e faça o teste? Não, é inviável. Também se pode imaginar sobre a linguagem a ser cobrada. A linguagem usado pelo psi deve ser compatível com o público atendido.
Portanto, questão errada.
Fonte: https://crp13.org.br/regulacao-da-profissao/avaliacao-psicologica/