SóProvas


ID
5305357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à política de redução de danos no tratamento e prevenção da dependência química, julgue o item que se segue.

A política de redução de danos se propõe a reduzir os prejuízos de natureza biológica, social e econômica do uso de drogas, pautada no respeito ao indivíduo, mas não no seu direito de consumir drogas.

Alternativas
Comentários
  • Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas. Por definição, redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas; bem como foca em pessoas que seguem usando drogas.  

    Redução de danos também aceita o fato de que muitas pessoas não conseguem ou não querem parar de usar drogas.

    Gab: errado

    Para quem quiser ler mais sobre o assunto:

    https://www.hri.global/files/2010/06/01/Briefing_what_is_HR_Portuguese.pdf

  • A questão requer conhecimentos acerca da política da redução de danos.


    A política da redução de danos consiste na adoção de práticas de intervenção voltadas para diminuição de fatores de risco de populações usuárias de álcool e outras drogas. Por essa política, o sujeito usuário é corresponsável pela adoção de medidas que visem não agravar sua saúde, resgatando sua autonomia e seus direitos como cidadão e como dono de seu próprio corpo.O foco da política está relacionado a diminuição das consequências do uso e não somente enfatizar a diminuição do uso em si.


    Como a política de redução de danos entende que todo usuário deve ser atendido conforme sua singularidade, não há protocolos definidos que abarque toda a comunidade. Cada caso é um caso.


    O erro da questão foi afirmar que não há o direito do usuário a consumir drogas. A ideia da redução de danos não está pautada em políticas de abstinência e desconsideração aos desejos e anseios do indivíduo. Nesse sentido, somente o próprio sujeito, como ser autônomo, é responsável pelo consumo ou não da substância.



    Gabarito da Professora: ERRADO.