SóProvas


ID
5305456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação aos instrumentais técnico-operativos utilizados pelo assistente social, julgue o item que se segue.

Em serviço social, o estudo social se configura como uma atribuição privativa do assistente social.

Alternativas
Comentários
  •   Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

           I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

  • COMPLEMENTANDO :)

    "...O objetivo do estudo é a possibilidade de apresentar diversos e diferentes aspectos que envolvem uma expressão social e mostrar sua relevância, situá-lo no contexto que aconteceu e indicar as possibilidades de ação para modificá-la."

    Artigo: Reflexões técnico-operativas sobre a perícia social (Dorival da Costa e Márcia Terezinha de Oliveira)

  • O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos, familiares e culturais (CFESS, 2003, p. 29).

    Fonte: https://www.gesuas.com.br/blog/parecer-social-ou-laudo-social/ Disponível em 29/09/2021.

  • GABARITO: CERTO. Fávero (2005), afirma que o estudo social é um PROCESSO METODOLÓGICO ESPECÍFICO DO SERVIÇO SOCIAL e ele tem por finalidade CONHECER com profundidade , e de forma crítica, uma determinada EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL, especialmente nos seus aspectos SOCIOECONÔMICOS e CULTURAIS. Assim, um estudo social em matéria de serviço social só pode ser realizado por um assistente social, não pode ser realizado por outros profissionais de áreas distintas.

    Quer estudar de forma GRATUITA para concurso??? Faça parte do nosso grupo de estudo do WhatsApp.

    Basta enviar uma mensagem informando que quer participar . Nosso WhatsApp é: (86) 9-99839453

  • Discordo do gabarito. O estudo social só é atribuição privativa quando ele é requerido pelo judiciário com a finalidade de emissão de uma perícia. Fora desses casos, ele é uma competência.

    É isso que afirma Fávero no artigo "Instruções sociais de processos, sentenças e decisões": O estudo social é um processo de trabalho de competência do assistente social. Tem como finalidade conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo à intervenção. Como no sistema de justiça o estudo social é realizado com a finalidade de instruir o processo com conhecimentos da área de Serviço Social, recebe também a denominação de perícia social, isto é, um perito – especialista em determinada área de conhecimento, no caso, em Serviço Social – é nomeado para realizar um estudo e emitir um parecer a respeito. O registro desse estudo ou perícia, com suas conclusões e seu parecer, dá-se, geralmente, por meio de um relatório social ou de um laudo social, trabalho esse regulamentado na legislação que dispõe sobre a profissão como atribuição privativa do assistente social.