-
Achei que fosse interventiva.
-
CORRETA!
De acordo com Guerra (2013a), o Serviço Social é uma profissão de NATUREZA interventiva, que ocupa seu lugar reservado na divisão social e técnica do trabalho. Essa característica operativa da profissão se expressa no tipo de resposta dada à sociedade. Para o assistente social dar tais respostas, requer mobilizar as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Com isso, mostra-se como uma exigência para o exercício profissional o aperfeiçoamento técnico-operativo, mas atrelado às outras dimensões da profissão, pois são complementares entre si.
Para GUERRA (2017), não há como negar que a profissão do Serviço Social seja FUNDAMENTALMENTE operativa, ressalta que esse caráter instrumental se da através do tipo de devolutiva que o Serviço Social da à sociedade além do espaço ocupado na divisão social e técnica do trabalho.
-
Errei, mas o GABARITO é Certo
É inegável que o Serviço Social é uma profissão fundamentalmente operativa. O que dá esse caráter instrumental à profissão, para além do espaço que ocupa na divisão social e técnica do trabalho, é o tipo de resposta dada à sociedade: resposta que tenha necessariamente que operar uma modificação na situação, nos aspectos objetivos e/ou subjetivos. Para o que o profissional tem que manipular algumas variáveis de contexto (Netto, 1991). Refere-se, portanto, a forma pela qual a profissão responde ao atendimento das necessidades sociais, condicionadas que são pelo contexto social (pelas dimensões do espaço e do tempo), donde a particularidade operatória da profissão." (GUerra)
-
Errei, mas vendo o comentário acima da colega com o texto de Netto, pude perceber o erro.
É errando que se aprende e bola pra frente!