Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de layout. Sabendo que cada alternativa apresenta um tipo, vejamos qual delas contém o layout descrito no enunciado.
A - incorreta. O layout por processo/funcional tem a planta segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.
B - incorreta. O layout posicional mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.
C - correta. No layout de produto/em linha, segundo Martins e Laugeni (2009), as máquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecida em caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado no processo. É indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade. Requer um alto investimento em máquinas e pode apresentar problemas com relação à qualidade dos produtos fabricado. Para os operadores costuma gerar monotonia e estresse.
De acordo com Tompkins (1996), as principais características do layout linear são:
- Trabalho monótono e estressante aos operadores.
- Investimento inicial elevado.
- Custo variável baixo.
- Custo fixo alto
- Manuseio reduzido de material.
- Controle de produção simples.
- Baixa flexibilidade.
- Alta produtividade.
- Paradas de máquinas interrompem toda linha de produção.
- Maior facilidade no balanceamento de produção
D - incorreta. Layout de processo, vide letra A
Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fontes:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000.
TOMPKINS, J.A. et al. Facilities planning. 4. ed. New York: John Wiley & Sons, 1996.