Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre uma ferramenta de análise de ambientes, a famosa matriz SWOT. Dentre as alternativas apresentadas, vejamos qual das variáveis externas não controladas pela empresa e que podem criar condições desfavoráveis à sua atuação no mercado.
Qual a definição de matriz ou análise SWOT? Vamos ver:
A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Sua finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros.
O que significa SWOT?
A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunities, que significa Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.
As Forças e as Fraquezas estão vistas no ambiente interno da organização, fazem parte daqueles aspectos que podem ser controlados. Por outro lado, o ambiente externo, contém os aspectos incontroláveis pela organização, isto é, as Ameaças e as oportunidades.
O que são representam as variáveis Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades? Vejamos:
AMBIENTE INTERNO
- Forças/Strengths: representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.
- Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.
AMBIENTE EXTERNO
- Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.
- Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.
Certo, agora voltemos ao que a questão pede: quais são as variáveis externas não controladas pela empresa e que podem criar condições desfavoráveis? São, como visto acima, as ameaças.
GABARITO: A
Fonte:
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.