Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas técnicas que podem ser usadas no gerenciamento de projetos. Neste caso, assinalemos aquela que é descrita no enunciado.
BENCHMARKING
Benchmarking, ou padrão/ponto de referência, é uma técnica que faz comparações e busca imitar as organizações que tenham práticas exemplares, sejam elas do mesmo ramo de negócios ou não, concorrentes ou não. O ideal desta ferramenta é a busca das melhores práticas de gestão de modo a ganhar vantagem competitiva.
Como ensina Maximiano (p.372, 2018), “O benchmarking é o padrão ou ponto de referência a ser copiado, quando se redesenham processos”.
O uso desta técnica possui cinco etapas. São elas:
Planejamento: é a etapa responsável por definir a pesquisa das melhores práticas. Nesta etapa, os procedimentos essenciais são:
· Seleção do produto a ser comparado;
· Seleção do marco de referência: com quem comparar?
· Definição do método de obtenção de dados.
Análise: aborda a coleta, estudo e interpretação dos dados sobre a organização selecionada como marco de referência. Aqui acontecem as seguintes atividades:
· Entendimento das práticas do marco de referência;
· Determinação das diferenças.
Integração: é onde ocorre a utilização das informações para definir as modificações no produto ou processo comparado. Os seus procedimentos típicos são:
· Obter aprovação das informações obtidas;
· Comunicar as informações d benchmarking a todos níveis organizacionais.
Ação: é o momento de implementação das práticas. Aqui acontecem as atividades de:
· Colocação em prática dos resultados obtidos;
· Avaliação contínua da implementação;
· Previsão de modificações;
· Comunicação do progresso.
Maturidade: é o resultado da implementação das melhores práticas. Um dos seus indicativos é o interesse de outras organizações ou produtos copiados. Nesta fase também há o interesse contínuo de aprimoramento com base nas melhores práticas. Uma empresa madura pratica o Benchmarking continuamente.
Concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.