SóProvas


ID
5310985
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64, José Paulo Netto afirma que é inconteste que o serviço social no Brasil, até a primeira metade da década de 1960, não apresentava polêmicas de relevo, mostrava uma relativa homogeneidade nas suas projeções interventivas, sugeria uma grande unidade nas suas propostas profissionais e carecia de uma elaboração teórica significativa. A ruptura com esse cenário tem suas bases no(na)

Alternativas
Comentários
  • NETTO. J. P. Ditadura e Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1991. ... A ruptura com este cenário tem suas bases na laicização do Serviço Social, ...

  • Para Netto, nesta obra, a laicização é um dos elementos caracterizadores da renovação do Serviço Social sob a autocracia burguesa.

    também tô no insta @estudantedecarreira

  • GAB B

    Até a primeira metade da década de 1960, é inconteste que a profissão não apresentava polêmicas de relevo. Mostrava uma relativa homogeneidade nas suas projeções interventivas, sugeria uma grande unidade nas suas propostas profissionais; sinalizava uma formal assepsia de participação político-partidária, carecia de uma elaboração teórica significativa e plasmava-se numa categoria profissional na qual imperava uma consensual direção interventiva e cívica, o que não significa ausência de conflitos e tensões internas.

    A ruptura com este cenário tem suas bases na laicização do Serviço Social oriundas das condições novas impostas à formação e ao exercício profissionais pela autocracia burguesa, evidenciando a ineficiência do referencial positivista e contribuindo para o surgimento do chamado Movimento de Reconceituação.

    O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: GÊNESE, NATUREZA E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE 

    www.periodicos.unimontes.br/sesoperspectiva