A questão exige do aluno conhecimentos acerca do gênero da bactéria causadora do botulismo.
O botulismo é uma doença grave e não contagiosa, causada por uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. O início da ação da neurotoxina provoca fadiga e fraqueza muscular, visão turva, seguida de boca seca, dificuldade de deglutição e de controle da língua. A musculatura respiratória é progressivamente paralisada, podendo provocar a morte por parada respiratória.
O Clostridium botulinum é um bacilo anaeróbio que se esporula em condições adversas, o que confere maior resistência a essa bactéria. Para que ocorra a intoxicação alimentar, é necessário que o alimento contenha esporos do Clostridium botulinum e que esses esporos germinem e produzam a toxina.
Portanto, o gênero da bactéria responsável pelo botulismo é Clostridium.
Gabarito do Professor: LETRA C.
GABARITO CORRETO C
GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - VOLUME ÚNICO - MINISTÉRIO DA SAÚDE - 3 EDIÇÃO -2019
Descrição
Doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Apresenta-se nas formas de botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal e caracteriza-se por manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais.
Agente etiológico
O Clostridium botulinum é um bacilo gram-positivo, anaeróbio e esporulado. Em sua forma vegetativa, pode produzir pré-toxina botulínica. São conhecidas 8 tipos de toxinas botulínicas: A, B, C1, C2, D, E, F e G. Os que causam doença no homem são: A, B, E e F, sendo os mais frequentes o A e o B.