SóProvas


ID
531292
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra A


    Resposta baseada na Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União

    Lei Nº 8.443, DE 16 DE JULHO DE 1992. 

    Dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União e dá outras providências.

    ........................................

    Art. 51. Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência de imediato ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.
  • As alternativas têm por base a Instrução Normativa do TCU nº 56 de 2007, que dispõe sobre o processo de tomada de contas especial.

    Resposta: Letra "a"

    a) Art. 2º

    b) Art. 3º - Tomada de contas especial é um processo devidamente formalizado, com rito próprio, para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal e obtenção do respectivo ressarcimento.

    c) Art. 4º - Integram o processo de tomada de contas especial: 

    ...

    IV - relatório do tomador das contas, com indicação circunstanciada das providências adotadas pela autoridade administrativa federal competente, inclusive quanto a expedientes de cobrança de débito remetidos ao responsável;

    d) Art. 6º - O nome do responsável deve ser excluído do Cadastro Informativo dos débitos não quitados de órgãos e entidades federais - Cadin, quando houver recolhimento do débito, com os devidos acréscimos legais, no âmbito administrativo interno...

    e) Art. 9º - Ao julgar tomada de contas especial cuja matéria se encontre sob apreciação do Poder Judiciário, o Tribunal pode comunicar a decisão à autoridade judicial competente.

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 2º O responsável pelo controle interno que tomar conhecimento de irregularidadeilegalidade ou omissão no dever de instaurar tomada de contas especial deve adotar medidas para assegurar o cumprimento da leisob pena de responsabilidade solidária.

    FONTE:  Instrução Normativa - TCU Nº 56, de 5 DEZEMBRO de 2007

  • Gabarito A

    A) O responsável pelo controle interno que tomar conhecimento de irregularidade, ilegalidade ou omissão no dever de instaurar tomada de contas especial, deve adotar medidas para assegurar o cumprimento da lei, sob pena de responsabilidade solidária.

    B A Tomada de Contas Comum (x) é um processo devidamente formalizado, com rito próprio, para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal e obtenção do respectivo ressarcimento. ERRADO. É especial.

    C É parte integrante do processo de Prestação de Contas relatório do tomador das contas (x), com indicação circunstanciada das providências adotadas pela autoridade administrativa federal competente, inclusive quanto a expedientes de cobrança de débito remetidos ao responsável. ERRADO. é Tomada de contas especial.

    D O nome do responsável deve ser incluído (x) do Cadastro Informativo dos débitos não quitados de órgãos e entidades federais – Cadin, quando houver recolhimento do débito, com os devidos acréscimos legais, no âmbito administrativo interno. ERRADO. deve ser excluído.

    E Ao julgar tomada de contas especial cuja matéria se encontre sob apreciação do Poder Judiciário, o Tribunal pode comunicar a decisão à autoridade policial (x) competente. ERRADO. é judicial.

    [OBS] Cuidado, pois essa questão de 2008 foi fundamentada na IN TCU nº 56, de 5 dedezembro de 2007. Contudo, tal normativo hoje está revogado. A nova IN é a nº71.

    IN nº71/2012 Dispõe sobre a instauração, a organização eo encaminhamento ao Tribunal de Contas da União dos processos de tomada de contasespecial.

    Art. 22. Fica revogada a Instrução Normativa TCU nº 56, de 5 dedezembro de 2007, a partir da entrada em vigor desta InstruçãoNormativa.

    bons estudos