A questão versou sobre a análise organizacional interna e externa e solicitou a alternativa correta em relação matriz SWOT.
De uma forma genérica, resumiremos o modelo SWOT (ou FOFA) como uma ferramenta que possibilita a realização do diagnóstico interno e externo da organização. Nessa análise, consideram-se os seguintes aspectos que a matriz visa identificar:
- Strengths: Forças (controláveis, internas e positivas)
- Weaknesses: Fraquezas (controláveis, internas e negativas)
- Opportunities: Oportunidades (não controláveis, externas e positivas)
- Threats: Ameaças (não controláveis, externas e negativas)
Internamente (variáveis controláveis pela organização):
- Forças: são variáveis que ajudam a organização e que ela pode e deve controlar. Em outras palavras, são variáveis positivas e internas. Exemplo: funcionários capacitados.
- Fraquezas: são variáveis que prejudicam a organização, mas que se conhecidas podem ser controladas Portanto, são internas e negativas. Exemplo: uma infraestrutura precária.
Externamente (variáveis não controláveis pela organização):
- Ameaças: podem prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, faz-se necessário a organização conhecê-las para que ela possa planejar as melhores formas de enfrentá-las. Exemplo: aumento na alíquota de um imposto de importação de uma matéria-prima que impactará no preço final de um produto x. Veja que a organização não foi responsável por tal aspecto negativo.
- Oportunidades: são variáveis externas que podem ajudar a organização, pois são consideradas aspectos positivos. Exemplo: o aumento do poder aquisitivo da população. Repare que isso também não é de responsabilidade da empresa, mas se bem aproveitada, ela se beneficiará dessa oportunidade.
O que a questão quer?
Quer que identifiquemos a quais aspectos estão ligadas as seguintes situações:
1- "a cultura organizacional forte e a elevada autonomia financeira"
Quem controla a cultura e o financeiro da empresa? Ela mesma. Logo, já sabemos que essas variáveis são internas. Além disso, elas são positivas. Com isso, identificamos essas duas situações como ponto fortes da organização
Ponto Forte = interno, controlável e positivo.
2- "taxas de juros altas e taxas de câmbio desfavoráveis"
Quem controla as taxas de juros e de câmbio? Com certeza, não é a organização. Logo, ela é um variável externa, pois está fora de seu controle. Além disso, a questão deixou claro que as taxas de câmbio são desfavoráveis à empresa.
Ameaça = externa, não controlável e negativa.
Logo, temos, respectivamente, pontos fortes e ameaças.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A
GAB A
MATRIZ SWOT faz parte do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e é utilizada na fase de Diagnóstico Institucional, visando identificar pontos fortes e fracos (análise interna) da organização, assim como oportunidades e ameaças (análise externa). Grande parte da literatura a define como uma etapa posterior a definição de Visão e Missão e anterior à definição dos Objetivos a serem alcançados.
Análise de cenários, que pode ser interno ou externo: MATRIZ SWOT/ FOFA. Determina quais são as forças e as fraquezas, assim como as oportunidades e as ameaças à organização, sendo:
ANÁLISE INTERNA
- FORÇAS: são competências, ou seja, características positivas da organização.
- FRAQUEZAS: são deficiências, ou seja, características negativas da organização.
ANÁLISE EXTERNA
- OPORTUNIDADES: são condições favoráveis que podem ser usadas para que a organização alavanque o seu desempenho.
- AMEAÇAS: são dificuldades que podem dificultar o desempenho da organização.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)