A questão quer saber a qual tipo de controle refere-se à alteração na missão e nos objetivos da empresa.
Primeiro, cabe lembrar que o controle (assim como o planejamento, a organização e a direção) pode ser de três tipos de acordo com a sua atuação no nível organizacional.
- Controle estratégico: é o controle realizado pela alta administração tendo em vista a melhoria do desempenho da organização, utilizando como base informações externas e internas. É o mais ampla dos controles. Exemplo: análise de retorno de investimento.
- Controle tático: é o controle que toma por base o desempenho de um setor específico. Exemplo: controle orçamentário.
- Controle operacional: é o controle da operação e feita a curto prazo. É o controle mais pontual dos três. Exemplo: controle de estoque.
Além disso, podemos resolver a questão por outro ângulo: lembre-se de que na gestão estratégica há as etapas de planejamento estratégico, execução estratégica e, por fim, o controle e a avaliação estratégica. A intenção estratégica é definida na primeira dessas etapas. São elementos dessa intenção: missão, valores, negócios e visão.
Nas palavras de Maximiano (2016): "Planejamento estratégico é o processo de definir a missão e os objetivos da organização ou de qualquer empreendimento, considerando as ameaças e oportunidades e outros fatores."
Em suma, se algo é definido no planejamento estratégico, a sua avaliação e controle será feita no mesmo nível que o planejamento foi realizado, ou seja, no controle estratégico.
Logo, a missão e os objetivos da organização (lê-se: organização como um todo) são controlados/avaliados no controle estratégico.
Fonte: MAXIMIANO, A. C A. Administração para Concursos. Método. São Paulo. 2016.
GABARITO DA MONITORA: LETRA C