-
Não seria recongelamento?
Na etapa denominada recongelamento, podemos dizer que é quando ocorre de fato a incorporação do novo comportamento. É o momento em que as novas práticas se tornam a nova norma, o novo paradigma. Para que isso ocorra são necessários: o suporte dos gestores e líderes, os quais devem recompensar aqueles que abraçarem os novos hábitos, e o reforço positivo, que auxiliará o processo de mudança a se tornar bem sucedido.
-
O processo de mudança adotado pelo DO se baseia no modelo de Kurt Lewin, mais tarde desenvolvido por Schein et al., e que é aplicável a pessoas, grupos e organizações. O modelo envolve três fases ou etapas distintas: descongelamento, mudança e recongelamento.
O descongelamento significa que as velhas ideias e práticas são “derretidas” e desaprendidas para serem substituídas por novas ideias e práticas aprendidas.
A mudança é a fase em que novas ideias e práticas são aprendidas, de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.
O Recongelamento significa a incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço, de modo que ele se torne a nova norma. Significa que o que foi aprendido foi integrado à prática atual.
Portanto, o gabarito está incorreto, o correto seria a letra C.
-
O certo é recongelamento.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as etapas da mudança organizacional. A alternativa a ser marcada deve conter a fase fase do processo de mudança que é concretizada através da aceitação e da continuidade de novos comportamentos, usos de recompensas contingenciais de desempenho e do reforço positivo.
De acordo com Kurt Lewin, a mudança ocorra em três etapas. São elas:
- 1) DESCONGELAMENTO: A primeira etapa acontece quando a necessidade de mudança é percebida. pode-se momento como sendo o “descongelamento” dos velhos conceitos.
- 2) MUDANÇA: Ela pode ser dividida em duas partes. A primeira consiste num processo chamado de identificação, nessa etapa as pessoas notam o novo modo de agir como benéfico e se tornam dispostas a aceitá-lo. Na segunda, a qual chamamos de internalização, as pessoas passam a adotar os novos conceitos e a agir segundo os novos preceitos.
- 3) RECONGELAMENTO: ocorre com a incorporação do novo comportamento. Momento em que as novas práticas se tornam o novo modelo a ser seguido.
Tendo as fases descritas acima, podemos concluir que o enunciado descrevei o recongelamento, isso fica muito evidente quando se fala em "aceitação e da continuidade de novos comportamentos". Confesso que não entendi o motivo da banca atribuir a resposta correta à opção "D".
GABARITO DA BANCA: D
GABARITO PROPOSTO: C
-
DESCONGELAMENTO
O que é: Lewin recomenda que nesta etapa é necessário “descongelarmos” as percepções em relação ao modo antigo de fazer as coisas.
O que o líder deve fazer: Lewin nos lembra que é necessário reduzir a resistência das pessoas em relação às atuais percepções consolidadas, antes de partir para a implementação da mudança.
- Conheça muito bem as percepções das pessoas quanto ao status quo. Esteja preparado para desafiar as crenças e os comportamentos que podem “sufocar” a mudança;
- Não adote o lema “temos que mudar” sem identificar quais mudanças precisam ser feitas e por que elas são necessárias;
- Garanta o apoio da equipe deixando muito claro para todos a real necessidade da mudança;
- Estabeleça uma mensagem motivadora. Tire todas as dúvidas e esclareça qualquer objeção;
- Não se limite a apenas falar com a sua equipe, ouça o que eles têm a dizer.
MUDANÇA
O que é: nesta etapa deve ser moldada a nova forma de pensar, ou seja, o novo mindset das pessoas. Utilizando a analogia de Lewin, essa é a etapa de construção do molde para o “recongelamento” e será concluída somente quando a mudança atingir um patamar de estabilidade.
O que o líder deve fazer: até que se atinja um patamar de estabilidade, o líder deve ter ciência de que passará por um processo turbulento e que não terá o controle integral da mudança. No entanto, em vez de ser apenas levado pelos eventos, vale seguir algumas orientações:
- Transmita para a sua equipe o máximo possível sobre como serão as mudanças (o caminho);
- Procure identificar e divulgar os quick wins. As pessoas precisam perceber os benefícios da mudança o mais rápido possível;
- Promova o envolvimento de todos e não iniba os questionamentos;
- Estabeleça canais de comunicação (grupos, reuniões etc.) para que a sua equipe tenha pleno conhecimento e respostas a todas as dúvidas;
- Trate de imediato todos os problemas que surgirem;
- Estimule sua equipe a “pensar fora da caixinha”.
RECONGELAMENTO
O que é: Esta etapa proposta por Lewin apresenta muita similaridade com a última etapa do , ou seja, quando o patamar de estabilidade for alcançado é hora de estabelecer e padronizar o novo normal, é hora de ancorar a mudança.
O que o líder deve fazer: a palavra de ordem neste momento é formar e treinar além de continuar a manter todos informados.
- Promova treinamentos para que as mudanças sejam consolidadas;
- Mantenha a equipe informada, isto motivará os entusiastas e o ajudará a lidar com os medrosos e pessimistas;
- Garanta uma liderança forte, portanto faça as adaptações necessárias na estrutura organizacional;
- Crie sistemáticas de reconhecimento e recompensa;
- Comemore as vitórias e celebre o sucesso com a sua equipe.
Autor: RODRIGO DE PAULA | Sócio da VBMC Consultores
Por essa explicação e comentário dos colegas, realmente a etapa recongelamento parece mais condizente com a questão.
-
O modelo envolve três fases:
Descongelamento do padrão atual de comportamento: as velhas ideias e práticas são derretidas, desaprendidas e substituídas por novas ideias e práticas.
Mudança: novas ideias e práticas são aprendidas, de modo que as pessoas passam a pensar e a executá-las de uma nova maneira. Aprender significa mudar o comportamento.
Recongelamento: as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento através de mecanismos de suporte e reforço. Recongelamento significa que o que foi aprendido foi integrado à prática atual.
Chiavenato, Idalberto. Princípios da Administração: o essencial em Teoria Geral da Administração (p. 460). Manole. Edição do Kindle.
GABARITO ERRADO. SELECON UMA DAS PIORES BANCAS QUE JA VI.