Letra B.
O trabalho desenvolvido por Hackman e Oldham se destaca por proporcionar uma nova abordagem aos estudos sobre qualidade de vida no trabalho, uma vez que incorpora as dimensões de conteúdo do trabalho.
Os estudos conduzidos por Hackman e Oldham (1975) demonstraram que, para alcançar resultados positivos nas esferas pessoais e organizacionais (alta motivação interna, alta satisfação no trabalho, alta qualidade no desempenho e baixo absenteísmo e turnover), é necessária a presença de três estados psicológicos que representam a importância e o significado do trabalho, o quanto o indivíduo se sente responsável pelo trabalho que executa e a compreensão que tem da tarefa a ele designada.
Hackman e Oldham, desta maneira, desenvolveram um modelo fundamentado nas dimensões Básicas da Tarefa, acreditando serem elas responsáveis pelo surgimento dos três estados psicológicos críticos diretamente relacionados à motivação e à satisfação do indivíduo em relação ao trabalho.
A significância demonstra a importância atribuída pelo individuo ao trabalho, mostrando quão valioso e significativo é o trabalho para ele. A responsabilidade percebida pelos resultados do trabalho revela quanto a pessoa se sente responsável pelo resultado do trabalho a ela confiado. Já o conhecimento dos resultados do trabalho mostra que o indivíduo conhece e compreende a maneira como executa a tarefa.
Para Hackman e Oldham (1975), as dimensões da tarefa incluem a Variedade de Habilidades, a Identidade da Tarefa, o Significado da Tarefa, a Autonomia, o Feedback Extrínseco, o Feedback do Próprio Trabalho e o Inter-relacionamento.
O Significado da Tarefa é o grau em que a tarefa exerce um impacto substancial nas vidas ou no trabalho de outras pessoas, na organização ou fora dela.
A Variedade de Habilidades é o grau em que a tarefa exige variedade de diferentes atividades para chegar ao final, envolvendo o uso de diferentes talentos e habilidades do trabalhador. A Identidade da Tarefa é o grau em que a tarefa requer a execução do trabalho como um todo e individualizado, ou seja, o trabalho deve ser executado do início ao fim.
. Autonomia é o grau no qual a tarefa fornece liberdade e independência ao trabalhador para programar e determinar os procedimentos a serem usados na sua execução. Feedback do Próprio Trabalho é o grau pelo qual o desempenho da tarefa resulta na obtenção direta e clara, pelo trabalhador, de informação sobre a efetividade de seu desempenho. Feedback Extrínseco é o grau pelo qual o trabalhador recebe informações claras sobre seu desempenho, advindas de seus superiores ou colegas. A dimensão Inter-relacionamento é o grau pelo qual o trabalho requer que o funcionário trabalhe com outras pessoas, incluindo outros membros da organização e clientes.
Fonte: http://www.fumec.br/anexos/cursos/mestrado/dissertacoes/completa/maria-heloisa-de-mendonca-nunes.pdf
Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva são ELIMIDADOS na redação.
Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.
https://go.hotmart.com/S54949702E