SóProvas


ID
5317021
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Enfermeira C.M.A., ao atender um paciente usuário de drogas, no Consultório de Rua, foi responsável por um atendimento de qualidade, preocupou-se não apenas com as condições clínica do paciente, mas com o contexto de vida deste, considerou o sujeito e a complexidade do processo saúde-doença, centrada no diálogo, vínculo e afeto, garantindo autonomia do sujeito. De acordo com o relato apresentado e considerando a Política Nacional de Humanização, qual diretriz foi seguida pela Enfermeira:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D - CLÍNICA AMPLIADA

    abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento

    considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença

  • Gestão participativa e cogestão: expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão que se transforma também em espaço de realização de análise dos contextos, da política em geral e da saúde em particular, em lugar de formulação e de pactuação de tarefas e de aprendizado coletivo.

    Ambiência: Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

    Clínica ampliada: É uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.