SóProvas


ID
5317408
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à trajetória histórica do Serviço Social no Brasil é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No período de 1965 a 1975 ocorreu na América Latina o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, impulsionado pelas lutas sociais que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis. No Brasil, caracterizou-se pela recusa à importação de teorias e de métodos alheios à sua história, na crítica aos fundamentos de Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade. De base teórica e metodológica eclética, esse movimento foi polarizado pelas teorias desenvolvimentistas e pelas primeiras aproximações à tradição marxista.

  • A. Na década de 1930, o Serviço Social surge no Brasil intimamente vinculado às iniciativas da Igreja Católica, parte das estratégias de qualificação do laicato, especialmente sua parcela feminina — por meio dos movimentos da ação social e da ação católica. Registram-se, nas origens da profissão, fortes influências do Serviço Social francês e belga.

    B. Certa

    C. com a crescente influência dos Estados Unidos no cenário mundial da segunda pós-Guerra, no contexto da Guerra Fria, o Serviço Social foi receptivo às influências europeias e norte-americanas, fundamentadas na teoria sistêmica e no funcionalismo, expressas nas formulações do Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade, iniciando a aproximação com o marxismo por meio do trabalho de desenvolvimento social sustentável.

    D. o florescimento de um processo de lutas democráticas, no cenário político da década de 1970, não condicionou o horizonte de preocupações emergentes no âmbito do Serviço Social no que concernem as alterações nos campos do ensino, da pesquisa e da organização político-corporativa dos assistentes sociais.