SóProvas


ID
5317576
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Limpando nosso caminho
    Limpar é uma atitude que traz consequências saudáveis – ainda que tenha gente que precise de uma bagunça em volta, de crostas no chão e na alma, de se perder em meio a embalagens de comida, toalhas sujas e outras tranqueiras.
   A casa de todos nós é cheia de toxinas. Objetos e roupas que não usamos mais, coisas quebradas ou lascadas, plantas mortas, papelada sem sentido, jornais e revistas antigos, remédios vencidos, meias furadas, eletrodomésticos estragados. Guardá-los é uma ilusão de que trarão de volta a época em que serviram para alguma coisa. Uma resistência à passagem do tempo. Resistência ineficaz, lógico. Está mais do que na hora de dizer: xô, tranqueiras!
   É uma terapia rápida e de baixo custo: desapegar-se das tralhas a fim de aliviar a rotina. Abrindo espaço, podemos nos sentir mais leves e tudo em volta clareia, inclusive as ideias. Até a saúde melhora.
   Existem fios invisíveis que nos ligam a tudo aquilo que possuímos. Está explicado: como não se sentir deprimido num ambiente cheio de entulho? Como não acordar cansado estando interligado a uma tonelada de peso inútil? Vale para o que é material e, é claro, para o coração, aquele pequeno músculo que bate dentro do peito e que não merece hospedar tanto sentimento que não serve para nada, a não ser para obstruir as artérias. Seria tão bom não sentir tanta mágoa, tanto rancor, tanto ressentimento. É difícil, mas é preciso começarmos o quanto antes a limpar nosso caminho, para que a vida possa fluir com mais leveza e saúde.
(Martha Medeiros. Quem diria que viver ia dar nisso.
9ed. Porto Alegre: L&PM, 2019. Adaptado)

Na frase do último parágrafo – Seria tão bom não sentir tanta mágoa, tanto rancor… – as palavras destacadas estabelecem, respectivamente, sentido de 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    "Seria tão (1) bom não (2) sentir tanta mágoa, tanto rancor…"

    1. Veja que temos um advérbio (tão) que modifica um outro advérbio (bom). Não seria só bom não sentir mágoa, seria TÃO bom, MUITO bom. Viu a intensidade? rsrs
    2. "Não" é um advérbio de negação.

    Observação: Cuidado com a pegadinha do "nunca". O nunca é advérbio de negação ou de tempo? Os dois, a depender do contexto. Nas provas em geral, nunca é advérbio de tempo.

    Faça a Q1607780 (IADES/2015) e a Q1749566 (VUNESP/2019) para perceber.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Tão intensidades

    Não negação

    Pra cima .

    PMCE

  • Dica: quando um advérbio modifica um adj ou adv, ficar atento, pois a tendência é expressar a circunstância de intensidade

  • Gabarito aos não assinantes: Letra E.

    O advérbio "tão", no caso em tela, modifica o adjetivo "bom". Assim, quando modifica adjetivos, o advérbio tem função de acentuar/intensificar o sentido.

    Quanto ao "não", tem-se um advérbio de negação.

    __

    Bons estudos!

  • Postando aqui para pesquisar depois se essa informação procede: "Quando um advérbio modificar um adjetivo ou outro advérbio, tem grandes chances de se um advérbio de intensidade".

    seria TÃO bom

    seria MUITO bom, fica nítido que está expressando intensidade.

  • para nao zerar

  • Seria muito bom não sentir tanta mágoa =

    Intensidade

    O ''não'' via de regra é negação

    Bom estudos pessoal!

  • Tão = muito

    Não = não