SóProvas


ID
531793
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trabalho dele não é dos mais gratificantes, pois, além de garantir um salário razoável, não permite as horas de lazer que necessita, para si e com os familiares.

O período acima está mal estruturado. Considere as novas formas de redigi-lo, apresentadas abaixo.

I. O trabalho dele não é dos mais gratificantes, pois, apesar de garantir a ele um salário razoável, não lhe permite as horas de lazer de que necessita para si e para o convívio com seus familiares.

II. O trabalho dele não é dos mais gratificantes, visto que lhe garante um salário razoável, não permitindo, mesmo assim, que usufrua das horas de lazer necessário a si próprio e junto aos familiares.

III. O trabalho dele não é dos mais gratificantes: garante-lhe um salário razoável, sim, contudo não permite que desfrute das horas de lazer necessárias a si e à convivência com seus familiares.

É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • alternativa c

    garantir a alguém alguma coisa
    garantir a ele um salário razoável

    o lhe está explicado acima pela colega

    necessárias está pedindo a crase, só substituir por uma masculina e irá aparecer "ao"
    necessárias a si e ao estudo




  • a pedidos...

    III. O trabalho dele não é dos mais gratificantes: garante-lhe um salário razoável, sim, contudo não permite que desfrute das horas de lazer necessárias a si e à convivência com seus familiares.

    quem garante, garante a alguém alguma coisa - garante a ele
  • Casos chamados “facultativos"

     
    pronomes possessivos
    – esses pronomes admitem o artigo definido antes de si. Por isso, caso se empregue o pronome possessivo com artigo, desde que o termo regente exija preposição a, haverá crase (preposição a + artigo definido feminino + possessivo = à sua“Refiro-me à sua irmã.”); em se escolhendo não colocar o artigo antes do possessivo, haverá somente a preposição e, por isso, não haverá a ocorrência de crase (preposição a + possessivo = a sua -“Refiro-me a sua irmã.”). Alguns autores chamam de um caso facultativo de crase, mas o que ocorre, na verdade, é o uso opcional do artigo
    definido feminino.



  • Para complementar os comentários acima que versaram sobre a correção das assertivas, atentem para a falta de coerência presente no ítem II:


    II. O trabalho dele não é dos mais gratificantes, visto que lhe garante um salário razoável, não permitindo, mesmo assim, que usufrua das horas de lazer necessário a si próprio e junto aos familiares.

    O emprego da locução visto que   contradiz a informação anterior ("O trabalho dele não é dos mais gratificantes") deixando o período incoerente tal qual acontece com o enunciado da questão que utiliza a locução - também inadequada - pois, além .