SóProvas


ID
531892
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Domicílio é o lugar onde a pessoa natural estabelece a sua residência com ânimo definitivo; no caso de pessoas jurídicas, o domicílio será, por exemplo, a respectiva capital para os Estados, e o Distrito Federal, no caso da União. Considerando o tema, assinale a alternativa correta de acordo com o que dispõe o Código Civil.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a A, pois traduz didaticamente o exposto no Art. 78 do Código Civil, que assim dispõe:

    "Art. 78 - Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes"

    GABARITO ERRADO, QUESTÃO COM PROBLEMA!
  • O gabarito de todas as questões de Direito Civil dessa prova estão incorretos!!!! Por favor, revejam o gabarito disponibilizado, pois este tipo de situação acaba com a reputação do site. Tenham mais cuidado com os detalhes, não sejam afoitos em publicar a prova sem que o gabarito de acordo.
  • A) CORRETA.
    C.C. Art. 78. Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes.

    B) INCORRETA.
    Art. 76. Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.

    Parágrafo único. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença. INCORRETA

    C) INCORRETA.
    Art. 72. É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

    D) INCORRETA.
    Art. 75. Quanto às pessoas jurídicas, o domicílio é:

    I - da União, o Distrito Federal;

    II - dos Estados e Territórios, as respectivas capitais;

    III - do Município, o lugar onde funcione a administração municipal;

    IV - das demais pessoas jurídicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.

    § 1o Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados.

    E) INCORRETA.
    Art. 71. Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.

  • O gabarito que estava com problema já foi corrigido pelo site:

    Gabarito: a) Os contratantes poderão, no caso de contrato escrito, estabelecer onde serão exercidos e cumpridos os direitos e obrigações nele discriminados.

    Fundamento:

    CC, Art. 78. Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes.
  • A presente questão refere-se ao DOMICÍLIO DE ELEIÇÃO OU ESPECIAL, sendo aquele que é estipulado pelas próprias partes no contrato (art.78,CC).

    EX: foro de eleição nos contratos de adesão.


    OBS: A Jurisprudencia tem entendimento no sentido de ser NULA a CLÁUSULA DE ELEIÇÃO DE FORO que prejudique o aderente(consumidor) especialmente no âmbito das relações consumeristas, em observância a hiposuficiência e vulnerabilidade do consumidor e ao princípio da boa-fé objetiva(boa conduta).

    Art. 112 do CPC -  Argúi-se, por meio de exceção, a incompetência relativa.

    Parágrafo único. A nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, pode ser declarada de ofício pelo juiz, que declinará de competência para o juízo de domicílio do réu. 

  • Não existe problema algum na questão!!!
    Trata-se do foro de eleição ou domicílio de eleição, que tem previsão legal no Art. 78 do CC:

    " Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes"
  • a) CORRETAOs contratantes poderão, no caso de contrato escrito, estabelecer onde serão exercidos e cumpridos os direitos e obrigações nele discriminados.

    CC, 78. Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes.

     

    b) INCORRETA Considera-se domicílio do preso o lugar onde estabeleceu sua última residência.

    Art. 76. Têm domicílio necessário (ou legal) o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.

    Parágrafo único. O domicílio (...) do preso, o lugar em que cumprir a sentença.

     

    c) INCORRETA Nas obrigações concernentes às atividades profissionais da pessoa natural com domicílio certo, este será unicamente a sua residência.

    Art. 72. É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

    Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

     

    d) INCORRETA Para todos os atos praticados em quaisquer dos estabelecimentos da pessoa jurídica, considera-se como domicílio a sua sede, excluindo-se qualquer outro.

    CC, 75. Quanto às pessoas jurídicas, o domicílio é:

    (...)

    § 1º Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados.

    ·         

    e) INCORRETA Considera-se sem domicílio a pessoa natural que não tenha residência habitual. Caso tenha mais de uma residência, onde viva alternadamente, será considerado domicílio o endereço mais antigo.

    CC, 73. Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.

    CC, 71. Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.

  • O problema é a resposta ser de foro nos contratos diferente do assunto cobrado no enunciado: Domicílio de PF e PJ.

  • Gab. A

     

    Sobre a alternativa B

     

    DOMINCÍLIO NECESSÁRIO (legal)     -    '' SIM PM ''

     

    Servidor  

    Incapaz

    Marítimo

    Preso

    Militar

     

    ONDE SERÁ O DOMICÍLIO?

     

    SERVIDOR    ---> Onde exerce suas funções PERMANENTEMENTE

     

    INCAPAZ  →  Domicílio do REPRESENTANTE ou ASSISTENTE

     

    MARÍTIMO  →  Onde o navio estiver MATRICULADO

     

    PRESO  →  Onde estiver cumprindo a sentença

     

    MILITAR  →  Onde servir - Se for MARINHA ou AERONÁUTICA  -  SEDE DO COMANDO

  • A. Os contratantes poderão, no caso de contrato escrito, estabelecer onde serão exercidos e cumpridos os direitos e obrigações nele discriminados. correta

    Art. 78. Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes.

    b. cumprindo sentença

    c. não; domicílio profissional e voluntário

    d. PJ diretoria; adm; estabelecimentos; se tiver, no estatuto

    e. quem não tem dom. certo - onde for encontrado

  • a) Os contratantes poderão, no caso de contrato escrito, estabelecer onde serão exercidos e cumpridos os direitos e obrigações nele discriminados. --> CORRETA: é o foro do contrato!

    b) Considera-se domicílio do preso o lugar onde estabeleceu sua última residência. --> INCORRETA: o domicílio necessário do preso é o local de cumprimento da sentença.

    c) Nas obrigações concernentes às atividades profissionais da pessoa natural com domicílio certo, este será unicamente a sua residência. --> INCORRETA: a pessoa natural pode ter um domicílio profissional, o local em que responderá pelo seu exercício profissional.

    d) Para todos os atos praticados em quaisquer dos estabelecimentos da pessoa jurídica, considera-se como domicílio a sua sede, excluindo-se qualquer outro. --> INCORRETA: Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados.

    e) Considera-se sem domicílio a pessoa natural que não tenha residência habitual. Caso tenha mais de uma residência, onde viva alternadamente, será considerado domicílio o endereço mais antigo. --> INCORRETA: a pessoa natural pode ter mais de um domicílio, não havendo regra que indique a eleição do endereço mais antigo. Além disso, a pessoa natural que não tenha residência habitual será considerada domiciliada no local em que encontrada.

    Resposta: A

  • A fim de encontrar a resposta correta, iremos analisar todas as alternativas propostas pela questão:

    A) A assertiva está em harmonia com a previsão do art. 78 do CC: “Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes". Cuida-se do domicílio contratual/convencional, em que se estabelece o foro competente para futuras e possíveis demandas, denominando-se de CLÁUSULA DE ELEIÇÃO DE FORO. Correta; 

    B) Diz o § ú do art. 76 do CC que “o domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; E DO PRESO, O LUGAR EM QUE CUMPRIR A SENTENÇA". Incorreta;

    C) Pelo contrário. O art. 72 do CC reconhece a pluralidade de domicílios, já que a pessoa pode morar em um lugar e exercer sua profissão em outro, sendo este também considerado (domicílio profissional). Vejamos:

    “É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

    Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem". Incorreta;

    D) O art. 75 do CC vem tratar do domicílio das pessoas jurídicas, dispondo o seu § ú que “tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados". Assim, admite-se a pluralidade de domicílios da pessoa jurídica, da mesma forma como se admite para a pessoa natural. É o caso, por exemplo, de uma empresa que tenha diversos estabelecimentos. Incorreta;

    E) Dispõe o art. 73 do CC que “ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, O LUGAR ONDE FOR ENCONTRADA". O art. 71, por sua vez, prevê que “se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, CONSIDERAR-SE-Á DOMICÍLIO SEU QUALQUER DELAS". Incorreta.





    Resposta: A 
  • A) A assertiva está em harmonia com a previsão do art. 78 do CC: “Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes". Cuida-se do domicílio contratual/convencional, em que se estabelece o foro competente para futuras e possíveis demandas, denominando-se de CLÁUSULA DE ELEIÇÃO DE FORO. Correta; 

    B) Diz o § ú do art. 76 do CC que “o domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; E DO PRESO, O LUGAR EM QUE CUMPRIR A SENTENÇA". Incorreta;

    C) Pelo contrário. O art. 72 do CC reconhece a pluralidade de domicílios, já que a pessoa pode morar em um lugar e exercer sua profissão em outro, sendo este também considerado (domicílio profissional). Vejamos:

    “É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

    Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem". Incorreta;

    D) O art. 75 do CC vem tratar do domicílio das pessoas jurídicas, dispondo o seu § ú que “tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados". Assim, admite-se a pluralidade de domicílios da pessoa jurídica, da mesma forma como se admite para a pessoa natural. É o caso, por exemplo, de uma empresa que tenha diversos estabelecimentos. Incorreta;

    E) Dispõe o art. 73 do CC que “ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, O LUGAR ONDE FOR ENCONTRADA". O art. 71, por sua vez, prevê que “se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, CONSIDERAR-SE-Á DOMICÍLIO SEU QUALQUER DELAS". Incorreta.