SóProvas


ID
532141
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Tendo em vista o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, e considerando a doutrina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) De acordo com a Resolução CFC Nº.  1.219/09, que aprova  a NBC TA 505 – Confirmações Externas, a evidência de auditoria pode ser proveniente de duas fontes: interna ou externa. Em relação à fonte de informação interna, a evidência é fornecida pela própria entidade auditada,  sendo menos confiável que  a proveniente de fora da organização auditada. Na fonte de informação externa, a origem da evidência de auditoria é fora da entidade auditada, sendo mais confiável que as informações obtidas internamente. Assim, a primeira parte do enunciado está correta! Cabe ressaltar que o auditor deve obter evidência mais persuasiva (convincente) quanto maior o risco avaliado ou envolvido nos testes.
    B) De acordo com o disposto na Resolução CFC Nº. 1.219/09, que aprova a NBC TA 505 – Confirmações Externas, a administração pode  se recusar a permitir que o auditor envie solicitações de confirmação. Nesse caso  o auditor “deve executar” procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.
    C) CORRETA! ! Texto idêntico ao constante no item 6 (Definições) da Resolução CFC Nº. 1.219/09, que aprova a NBC TA 505 – Confirmações Externas.
    D) Os procedimentos de confirmação externa podem ser usados, também, para confirmar os termos de acordos, contratos ou transações entre a entidade e outras partes, ou para confirmar a ausência de certas condições como um “acordo paralelo” (side letter) (Resolução CFC Nº. 1.219/09, que aprova a NBC TA 505 – connfirmações Externas).
    E) As confirmações negativas fornecem evidências menos persuasivas (convincentes) devido ao fato de não indicar, de maneira explícita, que a solicitação foi recebida pela parte  que devia confirmar (Resolução CFC Nº. 1.219/09, que aprova a NBC TA 505 – Confirmações Externas). 

    Fonte: Editora Ferreira - Professor Carlos Alexandre
  • Comentário Objetivo:

    a) A evidência de auditoria é mais confiável quando é obtida de fontes independentes externas à entidade. Nesse sentido, as normas de auditoria requerem que o auditor obtenha evidência de auditoria mais persuasiva quanto menor (maior) o risco avaliado.
    b) Em algumas situações, a administração se recusa a permitir que o auditor envie solicitações de confirmação. Nesses casos, o auditor deve evitar executar procedimentos alternativos de auditoria.
    c) Resposta não recebida é quando a parte que confirma não responde ou não responde de maneira completa a uma solicitação de confirmação positiva, ou a devolução de uma solicitação de confirmação não entregue (devolução pelo correio, por exemplo, para um destinatário não localizado).
    d) Os procedimentos de confirmação externa são frequentemente usados para confirmar ou solicitar informações relativas a saldos contábeis e seus elementos. Não se recomenda, contudo, o uso para confirmar os termos de acordos, contratos ou transações entre a entidade e outras partes, ou para confirmar a ausência de certas condições como um “acordo paralelo” (side letter).
    e) As confirmações negativas fornecem evidência de auditoria mais (menos) persuasiva (convincente) que as confirmações positivas. (pois não indica, de maneira explícita, que a solicitação foi recebida).
  • Letra A- Falso. A NBC TA 330(2016), item 7(b), requer que, quanto maior a avaliação do risco por parte do auditor, mais persuasiva seja a evidência de auditoria por ele obtida. Consequentemente, à medida que aumenta o risco avaliado, diminui o valor da diferença considerada aceitável sem investigação adicional para se alcançar o nível desejado de evidência persuasiva (NBC TA 330, item A19).

    Aprenda mais um pouco:

    Ao obter evidência de auditoria mais persuasiva devido a uma avaliação de risco alto, o auditor pode aumentar a quantidade de evidências, ou obter evidência mais relevante ou confiável como, por exemplo, maior ênfase na obtenção de evidências de terceiros ou mediante a obtenção de evidências de suporte de várias fontes independentes.

    Letra B- Falso. Pelo contrário, deve buscar obter evidências por outros meios para suprir essa limitação imposta pela administração.

    Letra C- Verdadeiro. Transcrição da NBC TA 505 -confirmação externas-.

    Letra D- Falso.

    NBC TA 505, A1

    Os procedimentos de confirmação externa são frequentemente usados para confirmar ou solicitar informações relativas a saldos contábeis e seus elementos. Podem ser usados, também, para confirmar os termos de acordos, contratos ou transações entre a entidade e outras partes, ou para confirmar a ausência de certas condições como um “acordo paralelo” (side letter).

    Letra E- Falso. Vamos conceituar os 2 tipos:

    Solicitação de confirmação positiva é a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor indicando se concorda ou discorda das informações na solicitação, ou forneça as informações solicitadas. 

    Solicitação de confirmação negativa é a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor somente se discorda das informações fornecidas na solicitação.

    NBC TA 505, 15. 

    As confirmações negativas fornecem evidência de auditoria menos persuasiva que as confirmações positivas. Consequentemente, o auditor não deve usar solicitações de confirmação negativa como o único procedimento substantivo de auditoria para tratar o risco de distorção relevante avaliado no nível de afirmações, a menos que estejam presentes todos os itens a seguir.

    Resposta C