SóProvas


ID
532153
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em consonância com o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O comentário anterior do colega não ajuda ninguém em nada.
    Por que não ter mais conteúdo?
  • A) ERRADO "O julgamento profissional não é necessário, em particular, nas decisões sobre materialidade e risco de auditoria." - Estas são etapas em que o julgamento do auditor é mais importante, pois lidam com características muito subjetivas e que, muitas vezes, uma boa experiência profissional detectam itens não vistos por "olhos crús".

    B) ERRADO "
    O ceticismo profissional não inclui estar alerta," - Se retirarmos o NÃO a questão fica correta.

    C) CORRETO

    D) ERRADO "
    A adequação é a medida da quantidade de evidência de auditoria." - Na verdade a adequação está ligada a fatores qualitativos, ou seja, a qualidade da evidencia de auditoria (confiabilidade, relevância, etc...)

    E) ERRADO "
    na data, ou antes, do relatório," - as revisões/controles de qualidade ocorrem após o encerramento dos trabalhos.
  • E) Resolução do cfc:
      
    "Revisão de controle de qualidade do trabalho é um processo estabelecido para fornecer uma avaliação objetiva, na data ou antes da data do relatório, dos julgamentos relevantes feitos pela equipe de trabalho e das conclusões atingidas ao elaborar o relatório. O processo de revisão de controle de qualidade do trabalho é somente para auditoria de demonstrações contábeis de companhias abertas e de outros trabalhos de auditoria, se houver, para os quais a firma determinou a necessidade de revisão de controle de qualidade do trabalho."
  • Só para retificar a explicação do Guilherme na letra "e". Como já foi dito abaixo, na NBC T 240 (Resolução CFC1.205/2009), a Revisão do Controle de Qualidade é uma avaliação objetiva, na data ou antes da data do relatório, dos julgamentos relevantes feitos pela equipe de trabalho e não depois. Conforme item 7 abaixo:

    Sócio encarregado do trabalho (as expressões “Sócio encarregado do trabalho”, “sócio” e “firma” devem ser lidos como se referissem a seus equivalentes no setor público, quando relevante) é o sócio ou outra pessoa na firma, responsável pelo trabalho e sua execução e pelo relatório de auditoria ou outros relatórios emitidos em nome da firma, e quem,quando necessário, tem a autoridade apropriada de um órgão profissional, legal ou regulador.

      Revisão de controle de qualidade do trabalho é um processo estabelecido para fornecer uma avaliação objetiva, na data ou antes da data do relatório, dos julgamentos relevantes feitos pela equipe de trabalho e das conclusões atingidas ao elaborar o relatório. O processo de revisão de controle de qualidade do trabalho é somente para auditoria de demonstrações contábeis de companhias abertas e de outros trabalhos de auditoria, se houver, para os quais a firma determinou a necessidade de revisão de controle de qualidade do trabalho.

      Revisor de controle de qualidade do trabalho é um sócio ou outro profissional da firma, uma pessoa externa adequadamente qualificada, ou uma equipe composta por essas pessoas, nenhuma delas fazendo parte da equipe de trabalho, com experiência e autoridade suficientes e apropriadas para avaliar objetivamente os julgamentos relevantes feitos pela equipe de trabalho e as conclusões atingidas para elaboração do relatório de auditoria.

      Equipe de trabalho são todos os sócios e quadro técnico envolvidos no trabalho, assim como quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da rede para executar procedimentos de auditoria no trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por uma firma da rede (NBC TA 620 – Utilização do Trabalho de Especialistas define o termo especialista do auditor, item 6(a)).

     


  • NBC TA 200 – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

     

    A16. No caso de trabalho de auditoria ser de interesse público e, portanto, exigido pelo Código de Ética Profissional do Contabilista e pelas normas profissionais do CFC, se exige que o auditor seja independente da entidade sujeita a auditoria.

     

    O Código de Ética Profissional do Contabilista e as normas profissionais descrevem a independência como abrangendo postura mental independente e independência na aparência. A independência do auditor frente à entidade salvaguarda a capacidade do auditor de formar opinião de auditoria sem ser afetado por influências que poderiam comprometer essa opinião.

     

    A independência aprimora a capacidade do auditor de atuar com integridade, ser objetivo e manter postura de ceticismo profissional.

  • O examinador é remunerado por caractere ? Tá loko, 10 linhas cada alternativa.