-
Alternativa A (03 + 08 + 15 + 26 = 52)
CF
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (SO CI DI VA PLU)
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
-
Já não basta decorar a lei, agora também tem que fazer conta matemática pra responder... o tal do concurseiro é uma raça lascada mesmo.
-
A questão exige conhecimento acerca dos fundamentos da República Federativa do Brasil (RFB) e pede ao candidato que some os itens corretos. Vejamos:
03- A soberania.
Correto. Trata-se de um dos cinco fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, I, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania;
08- A cidadania.
Correto. Trata-se de um dos cinco fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, II, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: II - a cidadania
11- A individualidade da pessoa humana.
Errado. Um dos cinco fundamentos da RFB é a dignidade da pessoa humana e não sua individualidade, nos termos do art. 1º, III, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana;
15- O pluralismo político.
Correto. Trata-se de um dos cinco fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, V, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: V - o pluralismo político.
26- Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
Correto. Trata-se de um dos cinco fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, IV, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
32- O agrupamento partidário.
Errado. O agrupamento partidário não é um dos fundamentos da RFB. O pluralismo político, sim, é um dos fundamentos. Aplicação do art. 1º, V, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: V - o pluralismo político.
Para os Fundamentos da RFB lembre-se do mnemônico: SOCIDIVAPLU (SOberania; CIdadania; DIgnidade da Pessoa Humana; VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa; PLUralismo político).
Portanto, a soma dos itens corretos é 52 (03 + 08 + 15 + 26)
Gabarito: A
-
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios fundamentais.
03- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; (...)".
08- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) II - a cidadania; (...)".
11- Incorreta - O fundamento da República correto é a dignidade da pessoa humana. Art. 1º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) III - a dignidade da pessoa humana; (...)".
15- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (...)".
26- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) V - o pluralismo político".
32- Incorreta - O fundamento da República correto é a pluralismo político (a diversidade de pensamentos), vide item 15.
Obs.: embora todas as respostas corretas estejam no art. 1º, os princípios fundamentais (título I) estão presentes nos arts. 1º a 4º da CRFB/88.
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (03 + 08 + 15 + 26).
-
Haja criatividade por parte do examinador. Confesso que gostei kk
-
GOSTEI DA NOVIDADE.
03 + 08 + 15 + 26 = 52
SO CI DI VA PLU
-
gb\ A
Alternativa A (03 + 08 + 15 + 26 = 52)
-
OBS: SÓ LEMBRANDO QUE "PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS" (TÍTULO I) É GÊNERO.
-
Espero que essa moda não pegue!
-
Não se aplica aos fundamentos:
- Individualidade da Pessoa Humana ( e sim DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA - inciso III)
- Agrupamento Partidário ( e sim PLURISMO POLÍTICO - inciso V)
-
As bancas já não tem mais o que perguntar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Eu iria dizer que daqui a pouco teríamos de decifrar hieroglifos nas questões, mas me lembrei que raciocínio lógico já faz isso.
-
A questão exige o conhecimento dos princípios fundamentais do país.
O artigo 1º da CRFB aduz que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito, apresentando os seguintes fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e o pluralismo político.
Um ponto importante é que as alternativas mencionam objetivos, direito social e fundamentos do país. Portanto, a leitura atenta da Constituição Federal é essencial para não haver confusão no momento da resposta.
Nesse sentido, o artigo 3º da Constituição Federal versa sobre os objetivos do país, que são: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Por sua vez, o artigo 4º da Constituição Federal elenca uma série de princípios que regerão o Brasil nas relações internacionais: independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; e, por fim, concessão de asilo político.
Assim, com base no acima exposto, verifica-se que são princípios fundamentais mencionados no item em análise: a soberania (03), a cidadania (08), o pluralismo político (15) e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa (26). O somatório de tudo isso perfaz 52.
A individualidade da pessoa humana e o agrupamento partidário não são fundamentos da República Federativa do Brasil, ou seja, não entram na soma.
Gabarito da questão: letra "A".
-
certo seria dizer fundamentos.
-
Ai tu toma uma surra da matemática, chora e tenta se recompor trocando de matéria E PÁ!